X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Mais 5.900 apartamentos e lojas este ano na Grande Vitória

Do total de imóveis residenciais na Grande Vitória, 66% são de médio e alto padrão, com predominância de dois e três quartos


Imagem ilustrativa da imagem Mais 5.900 apartamentos e lojas este ano na Grande Vitória
Sala de um apartamento da Nazca, na Praia do Canto: região é hoje o maior canteiro de obras na capital |  Foto: Divulgação/ Nazca

Um total de 20 construtoras vão lançar 5.727 apartamentos na Grande Vitória ao longo deste ano, além de 201 lojas, totalizando 5.928 unidades. A previsão é do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES), com base em levantamento feito em entrevista com as construtoras.

Do total de imóveis residenciais, 66% são de médio e alto padrão, com predominância de apartamentos de dois e três quartos. Os empreendimentos se concentrarão em Vila Velha, Vitória, Serra, Cariacica e Guarapari.

Das empresas entrevistadas, 60% afirmaram que pretendem lançar este ano mais imóveis do que lançaram no ano passado.

O número revela que o otimismo dos empresários diminuiu quando comparado com o ano passado, quando 90% das empresas tinham previsão de lançar mais imóveis do que no ano anterior.

O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, explicou que em Vitória, atualmente, “o maior canteiro de obras é na região da Praia do Canto”, que inclui Enseada do Suá, Barro Vermelho, Santa Helena, Santa Lúcia e Praia do Suá.

Há bairros, como Praia do Canto e Barro Vermelho, que estão recebendo muitos empreendimentos e outros com mais espaço como Santa Lúcia, Praia do Suá.

Ele apontou que Jardim Camburi já está na fase de escassez de terrenos, que a região da Praia do Canto deve ficar na liderança pelos próximos dez anos, e no futuro o canteiro de obras mais intenso tende a migrar para Bento Ferreira.

O levantamento também apontou os principais entraves para os empresários não realizarem mais lançamentos. Entre eles estão escassez de terrenos, burocracia para obter licenças e altas despesas com cartórios.

Durante coletiva realizada ontem, o sindicato também apresentou o 42º Censo Imobiliário, do qual participaram 72 empresas. De acordo com o documento, estão em produção na Grande Vitória 14.795 unidades, sendo 14.503 residenciais e 292 comerciais.

A maioria delas está em Vila Velha, com 7.683 unidades em construção, o que corresponde a 51,9% do total. Em seguida vem Serra, com 24,2%, Vitória (19,4%) e Cariacica (4,4%). Do total de unidades, 64,87% são de médio a alto padrão, sendo 9.460 apartamentos de dois quartos.

Lançamentos na Grande Vitória crescem 93%

Uma alta de 93% em lançamentos de imóveis na Grande Vitória foi registrada no segundo semestre do ano passado, em comparação ao primeiro semestre, de acordo com a 42ª edição do Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-ES).

No segundo semestre foram lançadas 2.855 unidades (2.796 residenciais e 59 comerciais). Já no primeiro, foram 1.479 unidades.

Para o sindicato, isso comprova a retomada do mercado, já que desde o primeiro semestre de 2021 o número de lançamentos era menor que o de unidades concluídas.

O documento aponta 1.217 unidades entregues no segundo semestre de 2023, sendo 49% em Vila Velha. No primeiro semestre foram 2.019 unidades entregues. Já entre as unidades em produção em dezembro, em Vitória, 3,5% estavam na planta; em Vila Velha eram 17,8% e na Serra 6,8%. Já na fase de acabamento, eram 7,5% em Vitória, 12,1% em Vila Velha e 5,8% na Serra.

Em dezembro, 68,9% das unidades em produção estavam vendidas. Em relação a comercialização por cidade, Vitória saiu na frente, pois encerrou o ano com 75,7% das unidades em produção vendidas.

Saiba mais

Maioria das unidades de 2 quartos

- Para 2024

Um total de 20 construtoras vão lançar 5.727 apartamentos na Grande Vitória ao longo deste ano, além de 201 lojas. Do total de imóveis residenciais, 3.412 são apartamentos de dois quartos e 1.223 são de três quartos. São 699 imóveis de um quarto e 393 de quatro dormitórios.

Os empreendimentos se concentrarão em Vila Velha, Vitória, Serra, Cariacica e Guarapari.

- Mais investimentos

Das empresas entrevistadas, 60% afirmaram que pretendem lançar este ano mais imóveis do que lançaram no ano passado.

O número revela que o otimismo dos empresários diminuiu quando comparado com o ano passado, quando 90% das empresas tinham previsão de lançar mais imóveis que no ano anterior.

- Imóveis entregues

Estavam em produção em dezembro do ano passado na Grande Vitória 14.795 unidades, sendo 14.503 residenciais e 292 comerciais. Desse total, estavam em acabamento: 7,5% em Vitória; 12,1% em Vila Velha; 5,8% em Serra. São imóveis que tendem a ser entregues este ano.

- Entraves

Construtoras informam que entre os entraves que dificultam novos investimentos estão a escassez de terrenos, burocracia para obter licenças e altas despesas com cartórios.

Fonte: Sinduscon-ES.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: