Lojas do Espírito Santo vão contratar mais empregados
Pesquisa aponta que aumentou a confiança do comércio no Estado, no melhor resultado da Região Sudeste. Agora, meta é reforçar quadro
Escute essa reportagem

A confiança dos empresários aumentou e lojas vão abrir mais empregos para o fim do ano. Além disso, o tarifaço não tem mexido com o comércio interno, segundo os empresários.
A expectativa de contratações de funcionários no comércio capixaba cresce 6,8% em julho.
O Espírito Santo conquistou, no mês passado, o maior Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) entre os estados do Sudeste, alcançando 103,9 pontos, resultado que representa um avanço de 3,6% em relação a junho e reforça o bom momento do ambiente de negócios no Estado.
Os dados são de levantamento do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin destacou que o comércio está dividido em diversas frentes, como logística, atacadista, digital, além do varejo, e que no Estado todas elas estão indo bem e contratando.
“O segundo semestre é o principal período para o comércio, com as datas festivas, e no fim do ano, com contratações temporárias. As expectativas são positivas, masa dificuldade é preencher todas as vagas”, disse.
Bergamin destacou que o tarifaço não tem afetou o comércio do Estado. “Não entrou no comércio. Empresários seguem com os investimentos e contratações”.
O presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, Cesar Saade Junior explicou que o Estado está num contexto diferente do Brasil, com um grande volume de investimentos. “Na região da Praia do Canto muitas lojas abrindo, e não há imóveis comerciais desocupados. As contratações acontecem principalmente a partir de setembro até o período de fim de ano”.
O segundo semestre é de grande otimismo para o varejo, disse Glenda Amaral, presidente do Sindilojas Vila Velha.
“Todos os lojistas esperam ter um aumento, uma melhoria nas suas vendas, principalmente a partir do mês de setembro até dezembro com datas como Black Friday e Natal. Devem ser mais de 300 vagas abertas para o final do ano, mas atualmente já tem mais de 100 vagas abertas”, contou.
Saiba mais
Maior índice
Em julho, o Estado registrou o maior Índice de Confiança dos Empresários do Comércio entre os estados da região Sudeste, com 103,9 pontos.
O resultado representa um crescimento de 3,6% em comparação com junho e reflete o cenário favorável do ambiente de negócios no Estado.
Ranking da Região Sudeste
Espírito Santo - 103,9 pontos
Minas Gerais - 103,1
São Paulo - 102,8
Rio de Janeiro - 95,7
Ranking da Região Sudeste
Obs.: Média nacional 104,1
Melhora
Segundo o estudo, o indicador reflete uma melhora na percepção dos empresários, com destaque para o subíndice Intenções de investimentos, que cresceu 4,9%.
Nele, são avaliadas as possibilidades de contratação de funcionários e de aplicação de recursos nos estoques, que avançaram 6,8% e 5,6%, respectivamente.
Expectativas
O subíndice que mede as expectativas, avaliando a economia, o setor e a própria empresa, também se manteve em destaque por ficar com 126,6 pontos – sendo a maior pontuação dentro do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) –, apesar de ter tido queda em julho.
Já o componente que analisa as condições atuais apresentou estagnação, com leve queda de 0,2%.A análise por tipo de produto comercializado reforça o cenário de retomada.
Desempenho
O melhor desempenho foi o de bens não duráveis (como alimentos, bebidas e medicamentos), com alta expressiva de 7,5%, alcançando 105,7 pontos, o maior nível entre os grupos.
Tarifaço
Vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin, diz que o tarifaço não afetou o comércio do Estado.
Fonte: Connect Fecomércio-ES, com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários