Lojas do ES abrem 3 mil empregos para vendas de fim de ano
Empresários estão otimistas e vão abrir o maior número de vagas em uma década para a época, apostando também na Black Friday
Escute essa reportagem
Na reta final de 2023, o comércio já se prepara para reforçar as contratações. Grandes datas, como Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Réveillon, devem levar os lojistas a buscarem cerca de 3 mil trabalhadores temporários a partir de outubro no Estado.
O cenário de inflação mais controlada e a queda dos juros têm deixado as expectativas otimistas para o fim do ano. No País, a previsão é que o comércio abra cerca de 110 mil vagas, a maior em 10 anos, segundo avaliação da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Leia mais sobre Cidades
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES) José Carlos Bergamin afirmou que o Espírito Santo já vem contratando acima da média nacional desde 2022, pois os quadros estavam reduzidos. “Este ano, o mercado do Espírito Santo tem operado acima da média nacional.”
Ele destacou, ainda, que as contratações para fim de ano se iniciam a partir de outubro, com cerca de 70% das vagas voltadas para atendimento ao público – vendas. As demais, segundo Bergamin, são para caixa, marketing, estoquistas, repositores, logística e atendimento virtual.
No Shopping Vitória, pelo menos 300 vagas de emprego devem ser geradas, sendo 100 vagas com as novas operações no empreendimento e 200 vagas extras para o fim de ano.
Na Glória, em Vila Velha, há 63 vagas abertas. De acordo com a presidente da Uniglória, Glenda Amaral, as oportunidades são para vendedores, caixas, atendimento ao público, auxiliar de logística, motorista e outras. “Para o final do ano, a contratação de vendedores dobra. A busca por trabalhadores se intensifica em novembro”.
Além do comércio varejista, o setor de bares e restaurantes também deve reforçar contratações. O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado (Sindbares), Rodrigo Vervloet, destacou o aumento da demanda no fim de ano, que faz com que postos sejam reforçados.
“Já começa a aumentar o movimento e, consequentemente, as contratações já no final de outubro. A estimativa é que sejam abertas entre 2 a 3 mil vagas no Estado”.
Onde estão as vagas
Shopping Vitória
Pelo menos 300 vagas de emprego devem ser geradas, sendo 100 vagas com as novas operações e 200 vagas extras para o fim de ano.
Algumas vagas estão disponíveis para consulta no mural da aba Trabalhe Conosco, no site do shopping, clicando aqui.
Há a possibilidade de enviar o currículo diretamente para os locais. Lojas que estão chegando: Kinsu, Hering Store, Sapataria do Futuro, Parrilla,Luíza Barcelos, Lehua, Agaxtur, Brazil Potato, Open Food, Panda Pool e Oficina Reserva.
Polo da Glória
Estão abertas no momento 63 vagas para trabalhadores efetivos. Do total, serão 30 vagas para vendedor, 10 para atendimento ao público, 3 para auxiliar de logística, 3 para motorista, 2 para analista e ou assistente de marketing e 5 vagas de estágio de marketing, informática, administração e logística.
Cadastro: currículos devem ser enviados para o e-mail [email protected].
Além das vagas abertas, a expectativa para o final do ano é que a contratação de vendedores dobre. A seleção deve se intensificar em novembro.
Devem ser abertas cerca de 60 vagas para vendas e 30 para atendimento ao público.
Caranguejo do Assis
No Bar e Restaurante, em Vila Velha, as contratações para o fim de ano já foram iniciadas.
Entre as vagas abertas estão 5 para cumim, 5 para copeira e 5 para auxiliar de cozinha.
As vagas são efetivas e devem ser realizadas mais de 20 contratações até dezembro.
Os interessados podem enviar o currículo pelo e-mail [email protected] ou entrar em contato pelo telefone 99768-4589.
Carone
As lojas do grupo têm, ao todo, 280 vagas abertas. Entre os cargos, estão para operador de caixa, embalador, repositor, balconista de frios e padaria, açougueiro, padeiro, auxiliar de depósito, entre outras.
Os interessados podem enviar currículos no site carone.com.br, pelo Instagram @grupocarone ou ainda diretamente nas lojas.
Praia do Canto
O comércio da região da Praia do Canto deve contratar, para o fim de ano, cerca de 120 trabalhadores. Entre as vagas, estão de vendedores, caixa, estoquista e gerente.
Segundo o presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, Cesar Saade, as contratações devem ocorrer a partir de 1º novembro.
Os currículos podem ser enviados por mensagem inbox para a página da Associação Comercial no Instagram @praiadocanto.vix.
Na loja Libanesa Homem serão abertas vagas para dois vendedores e um estoquista. Currículos devem ser enviados para [email protected].
Centro
O presidente da Associação dos Comerciantes do Centro de Vitória, Sidney Ferreira, afirmou que as seleções para as seleções de trabalhadores temporários para lojas da região começam em outubro, com início das atividades em novembro.
Bares e restaurantes
O setor de bares e restaurantes contratar, até o fim de ano, entre 2 mil e 3 mil trabalhadores.
As seleções devem se intensificar a partir do final de outubro, com oportunidades para garçons, auxiliar de cozinha, cozinheiro, caixa e outros.
Fonte: Estabelecimentos e setores consultados pela reportagem.
Feira na Serra terá 2.800 oportunidades temporárias
Entre as oportunidades, uma feira que será realizada de 10 a 15 de outubro irá contratar 2.800 trabalhadores temporários para cargos como vendedores, auxiliar de produção, caixas, serviços gerais, entre outros.
O evento Exagerado, que vai acontecer no Pavilhão de Carapina, na Serra, terá 350 expositores de vários segmentos, entre os quais moda feminina, masculina e infantil, acessórios, beleza, gastronomia, móveis, eletrodomésticos, casa, mesa e banho.
Para se candidatar a uma das vagas é necessário ter acima de 18 anos e alguma experiência em vendas (para o cargo de vendedora). Interessados nas vagas devem se cadastrar no site https://alfaiatariadeideias.com.br/
A expectativa é de que cerca de 300 mil pessoas passem pelo evento, que deve movimentar mais de R$ 40 milhões.
Análise
"Ambiente favorável na economia"
“Alguns fatores têm contribuído para que empresários criem expectativas positivas em relação às vendas neste fim de ano. Próximo a datas importantes, como Natal, Dia das Crianças e a Black Friday, o País cresce em um ritmo melhor.
O PIB (Produto Interno Bruto) já tem projeção acima de 2%, em um crescimento positivo em relação ao que se esperava no início do ano.
Além disso, estamos vendo a redução da taxa básica de juros (Selic) e do endividamento, ainda que esteja alto. A taxa de desemprego também tem chegado a patamares mais baixos com relação aos últimos anos. Isso permite que as famílias tenham mais renda.
Todo esse ambiente favorável contribui hoje para uma expectativa melhor de vendas para o comércio e, por consequência, de contratações”.
Comentários