Lítio verde será exportado pela 1ª vez e pelo Porto de Vitória
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também fará parte da comitiva que vai acompanhar o embarque
Escute essa reportagem
O Espírito Santo será o Estado a exportar pela primeira vez no Brasil o lítio verde, utilizado para a fabricação de baterias, principalmente para carros elétricos. O insumo é comprado pelas principais fabricantes de veículos elétricos do mundo e é extraído do minério.
LEIA TAMBÉM
Alckmin vem ao ES para assinar autorização para 1ª zona franca privada
O embarque será feito hoje no Cais Comercial da VPorts (antiga Codesa). A operação inédita vai enviar 30 mil toneladas para a China.
A responsável pelo carregamento e exploração do lítio é a empresa mineira Sigma Lithium, localizada no Vale do Jequitinhonha. Segundo a empresa, “o processo de produção não utiliza químicos nocivos, não usa barragens e utiliza 100% de eficiência em energia renovável e recirculação de toda a água usada na planta industrial verde”.
Como a Sigma opera em Minas Gerais, o porto mais perto para exportação do produto acaba sendo em Vitória. Portanto, a tendência é de que o lítio verde seja cada vez mais exportado pelos portos do Espírito Santo.
Estarão presentes no evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e a CEO da Sigma, Ana Cabral.
Zema acompanha embarque
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também fará parte da comitiva que vai acompanhar a primeira operação de exportação de lítio verde do País, que acontece hoje no Cais Comercial da VPorts, em Vitória.
Zema foi convidado pela empresa Sigma Lithium, responsável pela produção do lítio verde, para acompanhar de perto a operação. A empresa é mineira e tem sede no Vale do Jequitinhonha.
Além de acompanhar o embarque, Romeu Zema também vai participar do evento em comemoração aos 65 anos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), quando será assinada a autorização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz.
A informação foi confirmada pelo presidente do Novo no Espírito Santo, Iuri Aguiar. “Ele vai passar no evento da Findes, mas, provavelmente, não irá almoçar. Depois disso, na parte da tarde, teremos uma palestra com Zema na Fucape”, contou o presidente do Novo.
A palestra intitulada de “Conversa com Zema” acontece hoje das 13h às 15h e deve contar com a presença dos líderes do partido Novo do Espírito Santo.
“É uma oportunidade de ouro”
Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo e secretário de Estado de Desenvolvimento
“O Espírito Santo está vivendo um momento muito importante, fruto do esforço coletivo dos capixabas, do mundo empreendedor local e do setor público. É um período excepcional vivido pelo Estado, no qual estamos com um Espírito Santo organizado, investindo e recebendo investimentos. Temos conseguido crescer em várias áreas econômicas.
Isso, acima de tudo, traduz confiança no fim do dia. Acaba representando a confiança de que o Brasil e o mundo estão identificando o desenvolvimento que está acontecendo, encarando o Estado como uma terra de prosperidade.
Iremos receber hoje o nosso ministro Geraldo Alckmin, que irá assinar a portaria autorizando a implantação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do País, instalada em Aracruz.
A ZPE será uma oportunidade de ouro para o Espírito Santo, porque representa a construção de um polo industrial com incentivo de empresas que fomentam o comércio exterior. Essas empresas que irão operar dentro da ZPE terão importantes incentivos fiscais, por exemplo.
O que veremos, por fim, será um nascimento de um projeto novo no Espírito Santo, focando na exportação de produtos, que já é uma vocação capixaba.
A região da ZPE é importante, com vários projetos de infraestrutura portuária. Será definitivamente uma oportunidade para geração de empregos e ainda mais desenvolvimento para o Estado.”
Comentários