X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Juros altos e baixa atividade ameaçam 15 mil empresas no estado


Imagem ilustrativa da imagem Juros altos e baixa atividade ameaçam 15 mil empresas no estado
Fernando Otávio diz que aumento dos custos prejudica as empresas |  Foto: Divulgação / Findes

A previsão de que as taxas de juros voltem a subir no País preocupa setores empresariais do Estado, e o encarecimento do crédito pode levar até ao fechamento de atividades.

Na última semana, o Banco Central elevou a taxa de juros básicos da economia (Selic) de 2% para 2,75% ao ano, mas a entidade projeta que a Selic pode chegar a 3,25% já em maio, podendo terminar o ano no patamar de 5%.

Segundo o vice-presidente financeiro da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Fernando Otávio Campos, cerca de 15 mil empresas no Estado podem ter dificuldades com o cenário de alta de juros, aumento de custos e baixa demanda provocada pelas novas restrições.

Entre elas, as microempresas serão afetadas mais rapidamente pela trajetória de alta nos juros.

“Pode-se considerar que todas as empresas que fizeram uso dos empréstimos emergenciais são mais vulneráveis, pouco mais de 10 mil empresas. Além das que mais precisaram de empréstimos direto, outras 5 mil estão mais suscetíveis porque seu crédito estará mais caro”, afirmou o representante da Findes.

“Muitas vão fechar por conta da pandemia, por conta dos juros, por conta do aumento da inflação, todas serão afetadas negativamente”, prevê Fernando Otávio.

O diretor da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, afirmou que, além do crédito mais caro, o aumento dos custos impacta diretamente na continuidade de atividades.

“Houve encarecimento dos custos de matéria-prima, transportes, e de outro lado, não se pode repassar aos clientes. Em um momento em que as empresas estão extremamente fragilizadas, isso é mais uma dificuldade que vai levar ao fechamento de negócios”, afirmou Bergamin.

O economista Eduardo Araújo explicou que o movimento de alta de juros busca controlar a inflação, mas também tem outras causas.

“A medida também contribui para o financiamento do setor federal, por meio de títulos públicos, e tende a fazer com que a taxa de câmbio baixe”, afirmou.


SAIBA MAIS Selic pode ir a 5% até o fim do ano


Juros e crédito

  • A taxa Selic, hoje definida em 2,75% ao ano, influi diretamente nas taxas de juros que são praticadas pelos bancos para conceder crédito à população e às empresas.
  • A Selic chegou ao menor patamar da história em 2020, definida em 2%, na tentativa do Banco Central de aquecer a economia.
  • Como há pressão inflacionária, entretanto, o Banco Central tende a voltar a elevar a Selic.
  • A projeção do BC é de que a Selic pode terminar 2021 no patamar de 5% ao ano. Já em 2022, a previsão é de que a taxa atinja os 6%.

Prejuízos

  • Com as operações prejudicadas e o faturamento baixo, empresários afirmam que o custo maior do crédito pode causar o fechamento de empresas.

Fonte: Especialistas ouvidos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: