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Economia

Já falta espaço para carros importados no ES

Estado recebeu em 3 meses 43 mil veículos, grande parte elétricos e híbridos, e empresas procuram mais espaço para armazenamento


Imagem ilustrativa da imagem Já falta espaço para carros importados no ES
Comércio de importados tem lotado pátios no Espírito Santo |  Foto: Divulgação

O Espírito Santo recebeu 43 mil veículos importados nos três primeiros meses deste ano, segundo a Vports. No mesmo período do ano passado, 14 mil importados chegaram ao Terminal Portuário de Vila Velha. As empresas já buscam até ampliação das áreas alfandegárias, para armazenamento temporário dos carros, que estão lotados.

Grande parte desses veículos são elétricos e híbridos e vem da China, de marcas a exemplo de BYD e GWM, e de outros países com as marcas Honda, Mercedes e Volvo, por exemplo, segundo o representante da empresa chinesa de frete marítimo Cosco Transhipping no Estado, Helder Marques.

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O representante da Cosco explicou que o aumento expressivo de importação de veículos se deve ao aumento gradativo do imposto de importação para automóveis híbridos e importados. Em janeiro, híbridos e híbridos plug-in (mais próximos dos elétricos) passaram a ter alíquotas de 12% e elétricos de 10%. A partir de 1º de julho, híbridos aumentam para 25%, híbridos plug-in para 20% e elétricos para 18%. O aumento das alíquotas será gradual, até atingir o patamar de 35% em julho de 2026.

“As marcas chinesas estão ‘correndo’ para importar o maior número possível de veículos até o fim de junho. Só nesse primeiro semestre devem chegar ao Estado 80 mil carros chineses”, disse Marques.

Presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar Acosta, disse que será preciso ampliar o espaço nas áreas alfandegárias.

“Existe a necessidade de medidas urgentes para ampliação temporária das áreas alfandegadas como uma solução viável e necessária para atender à demanda crescente. No momento, os portos secos localizados no Contorno recebem grande parte dos carros importados pelo Estado e aguardam a liberação de mais espaço, pois estão no limite da capacidade”.

Na década de 90, por exemplo, até a antiga área próxima à Praça do Papa foi utilizada para receber os veículos importados.

A escolha do Estado passa também pela infraestrutura portuária, legislação que incentiva a importação, infraestrutura logística, de armazéns e de rodovias, e estar próximo do mercado consumidor — regiões Sudeste e Sul do País—, explicou o gerente regional de vendas da BYD, João Paulo de Barros.

Já falta navio para tanto carro chinês

Com tantos carros chineses sendo exportados, já estão faltando navios no país asiático. A China dispõe da oitava maior frota marítima do mundo, com 33 navios que transportam automóveis, segundo a consultora marítima Veson Nautical.

Para reverter a situação, empresas chinesas já encomendaram 47 novos navios, o que representa um quarto de todas as encomendas mundialmente.

Frete da Ásia dispara e afeta outros produtos

Com o grande volume de veículos sendo importados da China para o Estado, o preço do frete marítimo da Ásia disparou em março, segundo o representante da empresa chinesa de frete marítimo Cosco Transhipping no Estado, Helder Marques, e o gerente regional de vendas da BYD, João Paulo de Barros.

Marques disse que o frete saltou de 2,5% para 4%, o que representa um grande impacto para o transporte de outros produtos.

“Subiu de forma repentina em um período que costuma ter queda. Normalmente tem uma elevação no segundo semestre, com a proximidade do período de fim de ano. Muitos não estão tendo como bancar o frete tão caro”, explicou.

Já o gerente da BYD destacou que estão utilizando contêineres, além dos navios cargueiros Roll on-Roll off (Ro-Ro), para trazer os veículos para o Estado.

“Com isso, está faltando contêineres, o frete aumentou muito. e não gostaríamos de depender de outros armadores. Temos ciência que está atrapalhando e por isso a empresa construiu seu próprio navio, que certamente em breve estará vindo para Vitória”.

O navio é Explorer nº 1, próprio da BYD, que tem capacidade para transportar até sete mil veículos e tem 199,9 metros de comprimento, lançado pela empresa em janeiro, na China.

A embarcação foi projetada exclusivamente para a exportação de veículos. “A ideia é ter o navio para fazer regularmente a rota para Vitória, já que todos carros elétricos e híbridos da BYD chegam ao Brasil exclusivamente pelo porto capixaba”, disse.

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