Investimento no ES promete agilizar entregas de compras pela internet
Especialistas da logística falam que o ideal é que o produto chegue ao destino em até 6h
Escute essa reportagem

A plataforma de e-commerce Shopee está investindo no Estado e vai inaugurar, em Colatina, Noroeste do Espírito Santo, um novo hub de logística. Além de ampliar sua presença no Estado, a mudança vem para agilizar as entregas em até 24h.
O hub será responsável pelo processo final de entrega. Ele receberá os produtos dos centros de distribuição. Nele serão criados os roteiros e feita a expedição para os motoristas parceiros realizarem a entrega aos consumidores finais, conforme o caminho da mercadoria da Shopee.
De acordo com a prefeitura, o empreendimento vai começar a funcionar no segundo semestre deste ano, ainda sem data definida. “O que eles querem é dar mais velocidade às entregas, para vender mais rápido”, destacou o secretário de desenvolvimento de Colatina Liemar Pretti.
Ele explicou que a empresa alugou um espaço dentro de um condomínio logístico no município, onde estão sendo construídos dois galpões. O empreendimento fica na rodovia Cônego João Guilherme, no bairro Santa Helena, e terá total de 1.890 m.
Sobre os rumores de que a ida da gigante do e-commerce pode afetar os empreendedores locais, ele explicou que o objetivo é justamente o contrário. “Não afeta o comercio local. Aumenta o alcance de vendas de quem fabrica para outros mercados”, defendeu.
O interesse do município, segundo o secretário, é que os empreendedores possam melhorar seus canais de venda, vendendo inclusive pelo marketplace (plataforma em que os interessados podem vender seus produtos) da Shopee. “Queremos mostrar o potencial que temos no município para fora do Estado e do País”.
A empresa, que já tem hubs logísticos em Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim vai criar pelo menos 50 oportunidades de emprego em Colatina, além das oportunidades de trabalho para os motoristas parceiros.
O vice-presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), José Carlos Bergamin, destacou que pelo destaque que a empresa gera, pode trazer outros investidores para o Estado.
A própria Shopee, segundo ele, poderá aumentar a estrutura visando outros mercados além do regional: “Afinal, o Estado é estrategicamente bem situado e somos atrativos pelos incentivos do governo”.
Entrega em até 6 horas é tendência
Em um cenário em que os clientes estão mais exigentes, há tendência de mercado da busca pelas entregas cada vez mais rápidas. Especialistas da logística falam que o ideal é que o produto chegue ao destino no mesmo dia, em até 6h.
Fernando Batista de Oliveira, especialista na área, defende: “O que conta é a experiência do cliente dentro do prazo informado”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários