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Economia

Internet no Espírito Santo é a 9ª pior do Brasil, diz pesquisa

Relatório aponta uma velocidade média residencial de 160,11 megas. Moradores relatam prejuízos com falhas e lentidão


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Trabalho em home office, estudos pela internet, serviços de streaming para assistir a filmes e séries. Uma internet banda larga “rápida” para muitos é uma necessidade, mas nem sempre uma realidade.

Uma pesquisa aponta que o Espírito Santo apresentou o nono pior desempenho no País com relação à velocidade de internet residencial em 2024. Usuários relatam prejuízos e dificuldades.

Os dados fazem parte do Relatório Conexão 2025, que faz parte da iniciativa do Prêmio MelhorPlano.net, realizado pelos sites MelhorPlano.net, Minha Conexão e apoio do iDinheiro.

Segundo os resultados, no ano passado, a velocidade média de internet residencial no Estado foi 160,11 Mbps (megabits por segundo), sendo o menor da região Sudeste e o nono pior do Brasil. O resultado é inferior à média nacional, de 173,07 Mbps.

O primeiro lugar foi para o Acre, com velocidade registrada de 335,20 Mbps, mais que o dobro do Espírito Santo. O estudo levou em consideração 9,7 milhões de testes de velocidade.

O gerente de produto do MelhorPlano.net, Alexandre Martins, cada vez mais as pessoas têm aderido o uso da internet nas suas vidas e, por consequência, se tornando mais exigente quanto a esse serviço. “De fato, uma velocidade baixa pode causar não só prejuízos profissionais, mas com relação ao lazer. Tudo, hoje, acaba envolvendo a internet de alguma forma”.

Ele explicou que a infraestrutura local de cada localidade acaba afetando a entrega da rede em algumas regiões do País. “Regiões litorâneas, por exemplo, há uma dificuldade na distribuição de redes e um custo talvez maior da expansão de infraestrutura”.

Além disso, ele frisou que há fatores socioeconômicos que podem estar relacionados. “Em grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, temos muitas empresas e uma demanda por velocidades maiores”.

Outro fator, segundo Alexandre, é que a velocidade leva em consideração testes feitos pelo próprio consumidor. “Por isso, é influenciado por fatores como posicionamento do roteador, o dispositivo que está sendo usado no teste”.

O empresário André Silva Loureiro, 31, relata que já mudou da operadora anterior por problemas com relação ao atendimento. Agora, ele tem sofrido com a velocidade que fica reduzida em alguns momentos, além das quedas constantes.

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André Silva Loureiro, 31, empresário |  Foto: Fábio Nunes/AT

Queda na internet

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Nayara Fernandes de Almeida e o filho Tariq |  Foto: Fábio Nunes/AT

A dona de casa Nayara Fernandes de Almeida, 26, relatou problemas, principalmente, com quedas na internet residencial.

“Hoje, usamos a internet para tudo, até mesmo para ver TV em casa. Quando ligamos para a operadora para reclamar, sempre relatam algum problema de corte de fio ou algo parecido”, disse, ao lado do filho Tariq Almeida Gonçalves, de 1 ano.

Associação aponta melhoria

Sobre a velocidade da internet, a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, informou que as operadoras têm mantido altos níveis de investimentos na expansão e melhoria da qualidade e da conectividade fixa e móvel no Espírito Santo e em todo o País.

“Isso tem resultado na melhoria dos índices de atendimento, comprovada nas quedas das reclamações registradas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e pela procura dos clientes por conectividade em fibra com planos que podem chegar até 1 GB de velocidade”, disse, por meio de nota.

Segundo a Conexis, em 2024, por exemplo, as queixas de clientes caíram 4% em todo o Brasil, na comparação com 2023. No estado do Espírito Santo, as reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caíram cerca de 1% no mesmo período.

Sobre o tema, a Anatel explicou que o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações é o principal instrumento da Agência para monitorar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telecomunicações.

O regulamento avalia indicadores técnicos, a percepção dos consumidores e as reclamações registradas na Agência.

A Anatel ressaltou que, desde 2017, a agência solicita dados sobre a velocidade contratada dos acessos à internet banda larga fixa por município.

Os dados podem ser consultados no painel https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/acessos/velocidade-contratada-banda-larga-fixa.

Disse, ainda, que a velocidade efetivamente experimentada pelo usuário pode ser influenciada por diversos fatores técnicos, como a tecnologia da rede utilizada, qualidade dos dispositivos (celulares e computadores), uso de redes Wi-Fi e congestionamento da rede no momento do uso.

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Resultados no País |  Foto: Tabela

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