X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Instituto projeta recuperação da economia capixaba só a partir de julho


Imagem ilustrativa da imagem Instituto projeta recuperação da economia capixaba só a partir de julho
Movimentação no comércio de Cariacica. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A economia capixaba só deve começar a dar sinais de recuperação a partir de julho, segundo avaliação do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), órgão ligado à Secretaria de Estado da Economia e Planejamento.

Na quarta-feira (17), o Estado apresentou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos primeiros três meses do ano, com queda de 1,2% em relação ao trimestre anterior.

Contribuiu para a retração o resultado da indústria geral, que teve queda de 13,3% em relação ao mesmo período de 2019.

Segundo o IJSN, a queda no setor é efeito de fatores como o acidente na barragem de Brumadinho (MG), que prejudicou a extração de minério desde o ano passado, trazendo consequências para o Espírito Santo. O setor de extração teve queda de 25,5%.

O cenário de queda no PIB também foi afetado pelo setor de serviços, com retração média de 2,4%. Já o comércio varejista ampliado teve alta de 4,4% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Os números, entretanto, ainda não refletem o impacto efetivo da pandemia do novo coronavírus na economia do Estado, já que as medidas de restrição foram adotadas a partir da segunda quinzena de março.

“O resultado capta parcialmente os efeitos, cerca de 15 dias. Pode parecer pouco, mas foi o suficiente para trazer uma grande preocupação para os próximos trimestres”, disse o coordenador de Economia do IJSN, Antonio Ricardo.

Segundo ele, o resultado do segundo trimestre, que se encerra neste mês, deve ser ainda pior, com uma pequena recuperação prevista nos períodos seguintes.

“Alguns setores vão demorar a se recuperar, mas no terceiro trimestre a situação deve começar a melhorar”, disse o economista.


Saiba mais


Resultado negativo

  • PIB capixaba recuou 1,2% no primeiro trimestre. Em relação ao mesmo período de 2019, a queda foi de 1,7%.

  • Desempenho por setores: indústria (-13,3%), varejo ampliado (+4,4%), serviços (-2,4%), importações (-6,6%), exportações (-23,7%) em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: IJSN.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: