X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

INSS fará mutirão de aposentadoria em agosto

Previsão é que 10 mil podem ser beneficiados, entre idosos e pessoas com deficiência


Imagem ilustrativa da imagem INSS fará mutirão de aposentadoria em agosto
Ao todo, a fila do INSS tem 1,249 milhão de segurados |  Foto: Dayana Souza

Está previsto para agosto um mutirão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)  para  liberar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo (R$ 1.320) para, conforme estimativas, em torno de 10 mil segurados no Estado.

O benefício é pago aos segurados de baixa renda com idade a partir de 65 anos ou que sejam pessoas com deficiência. O objetivo do mutirão é diminuir a fila de espera pela concessão que, atualmente, possui 514.700 segurados aguardando. Ao todo, a fila do INSS tem 1,249 milhão de segurados, dos quais 41% aguardam o BPC.

Inicialmente, o mutirão será realizado nos municípios de Caruaru (PE), Manaus (AM), Imperatriz (MA) e Montes Claros (MG). Segundo o instituto, foram selecionadas as localidades em que havia maior estoque de pedidos do benefício.

O atendimento aos segurados será feito por assistentes sociais e médicos peritos, que vão avaliar a condição social dos futuros beneficiários e a condição da deficiência, se for o caso. O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi-ES), Jânio Araújo, avalia que são “extremamente importantes” iniciativas que visam agilizar a análise desse benefício.

“As pessoas que se encontram nessa situação, e que necessitam desse benefício, precisam ser atendidas da forma mais rápida possível”, destaca o sindicalista.

A importância desses mutirões é de trazer respostas aos requerimentos dos cidadãos que se encaixam por direito ou não ao pleito pretendido, segundo a advogada previdenciarista Tamires Freitas.

“Esse mutirão é imprescindível para todas as famílias carentes que possua algum ente que se enquadre nos requisitos legais de forma objetiva e subjetiva. Com o deferimento do benefício, teriam como objetivo a sua própria subsistência e/ou da sua família”, afirma a especialista.

O INSS informou, em nota, que o Serviço Social do instituto vai trabalhar com mutirões de final de semana. “Já há reforços programados para este mês, em São Mateus, Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: