X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

INSS anuncia 1.600 vagas em concurso

Presidente do órgão revelou que pediu também a contratação de 250 servidores já aprovados para reforçar o quadro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem INSS anuncia 1.600 vagas em concurso
O INSS pediu abertura de novo edital com 1.600 vagas para analista de nível superior. |  Foto: Arquivo/AT

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quer nomear mais 250 candidatos aprovados no concurso para técnico do seguro social. Além disso, pediu abertura de novo edital com 1.600 vagas para analista de nível superior.

A notícia é considerada boa por especialistas que veem a necessidade de aumento no quadro de profissionais. Contudo, ainda é apontada como não eficiente para atender a necessidade do órgão.

Leia mais sobre Economia aqui

A coordenadora estadual do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Maria Regina Uliana, explicou que “o número de vagas ainda é muito baixo, tendo em vista a grande demanda de trabalho do órgão e o déficit de servidores nos seus quadros”.

Ela destacou que hoje há um déficit de aproximadamente 30 mil servidores, que se deu em grade parte pela suas aposentadorias. “Já era esperado pela administração pública, que deveria  ter se antecipado e  realizado concurso há anos”.

Apontou ainda que essa demora na realização do necessário concurso público, aliado ao número irrisório de vagas ofertadas, faz com que a fila de segurados que estão à espera de uma decisão do INSS aumente a cada dia.

Em entrevista ao jornal Extra, o presidente-interino do INSS, Glauco Fonseca Wamburg, falou sobre  a possibilidade de mais candidatos serem convocados, mas o chamamento depende de autorização do Ministério da Gestão e da Inovação. 

Além disso, de acordo com o jornal, o instituto também encaminhou uma nota técnica à pasta para que todo o cadastro de reserva seja nomeado. Ele destacou que o INSS perdeu mais de 50% dos servidores nos últimos 10 anos e está com um efetivo de 19.300 profissionais, já incluindo os quase mil recém-empossados.

Ele frisou que o instituto vem perdendo servidores para a aposentadoria sem uma reposição compatível com o número dos que saem. 

“A necessidade está evidenciada. Os caminhos administrativos necessários a que novos servidores sejam admitidos também já foram estartados pelo INSS, e a gente aguarda a análise dos órgãos que têm competência.”

Leia mais

Caixa confirma participação no programa de renegociação de dívidas Desenrola

FGTS e desconto de até 90% para limpar nome de 100 mil no ES

Especialista prevê preço do frango mais barato no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: