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Economia

Grupo capixaba de supermercados tem vitória no STJ

Ministro comentou que o termo “extra”, que compõe as marcas de ambos os grupos empresariais, não pode ser objeto de exclusividade absoluta


Imagem ilustrativa da imagem Grupo capixaba de supermercados tem vitória no STJ
Supermercado Extrabom da Praia do Suá |  Foto: Arquivo / A Tribuna

A rede de supermercados Extrabom foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a usar o nome. A briga é antiga e tem como oponente a Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar), que controla a rede de supermercados Extra. 

Pela similaridade entre os nomes e pelo fato de ambas terem o mesmo nicho de atuação, a gigante Extra havia pedido na Justiça que o Extrabom não mais pudesse usar o nome. Em decisão recente, divulgada na quarta-feira (15), a rede teve o direito garantido.

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O ministro comentou que o termo “extra”, que compõe as marcas de ambos os grupos empresariais, não pode ser objeto de exclusividade absoluta e irrestrita de nenhuma das partes.  E mais, afirmou que a empresa utiliza há décadas os termos “Extrabom” e “Extrabom Supermercados”.

A decisão da Corte foi unânime. Todos os ministros seguiram o voto e o entendimento do relator, ministro Antonio Carlos Ferreira. Ele destacou que marcas compostas de elementos descritivos, evocativos ou sugestivos podem ser obrigadas a conviver com denominações semelhantes.

Em sustentação oral, o advogado da Extrabom defendeu que o termo é amplamente divulgado neste segmento e que no nome da varejista em questão é utilizado de forma secundária, como indicativo de superioridade, no sentido de “muito bom”. Argumentou, ainda, que as marcas coexistem há mais de duas décadas, não havendo confusão entre elas.

Enquanto o Grupo Pão de Açúcar (GPA), que administra o Extra, respondeu que não comenta decisões jurídicas, o Grupo Coutinho, responsável pela administração do Extrabom, não retornou as tentativas de contato.

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