Grande grupo exportador de café no Brasil terá novo armazém no ES
O investimento marca uma nova etapa na estratégia do grupo Tristão, que busca se aproximar ainda mais dos produtores de conilon do norte capixaba
Escute essa reportagem

O grupo Tristão, um dos maiores exportadores de café verde e solúvel do Brasil, anunciou um ambicioso projeto logístico no Espírito Santo: a construção de um novo armazém com capacidade para pelo menos 1 milhão de sacas de 60 quilos, nas proximidades do Porto da Imetame, em Aracruz.
O investimento marca uma nova etapa na estratégia da empresa, que completa 90 anos este ano e busca se aproximar ainda mais dos produtores de conilon do norte capixaba, reduzindo custos logísticos e ganhando eficiência tributária com os incentivos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
As informações são da Agência Reuters, mas o investimento do grupo já havia sido antecipado pelo jornal A Tribuna.
“Vamos comprar um terreno perto do porto com as vantagens da Sudene e projetar ali o nosso futuro”, afirmou o presidente Sérgio Tristão durante o Coffee Dinner & Summit, promovido pelo Cecafé.

Hoje, o grupo precisa levar o café da principal região produtora capixaba até a Grande Vitória, de onde parte para portos em Santos, Rio e Sepetiba.
O novo porto em Aracruz, que deve começar a operar em 2027, permitirá exportações diretamente do Espírito Santo, otimizando a logística. A estrutura será construída em módulos, no estilo “tipo Lego”, com início previsto para 2026.
“A gente quer um armazém grande para poder receber o café do produtor mesmo antes de comprar. Para ele deixar o café encostado, para quando quiser vender, para a gente ter uma rastreabilidade melhor”.
Além de reduzir custos, a iniciativa acompanha a expansão da produção capixaba de conilon, que tem surpreendido o mercado internacional.
Segundo Tristão, com o uso crescente de tecnologia e irrigação, e aproveitamento de áreas degradadas, não é impossível que, em cinco anos, o Espírito Santo ultrapasse o Vietnã na produção de canéforas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários