X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Governo revela hoje como fica aposentadoria de 50 mil servidores


Imagem ilustrativa da imagem Governo revela hoje como fica aposentadoria de 50 mil servidores
Casagrande também admite a hipótese de ficar neutro, para evitar conflito com aliados na eleição de 2020 |  Foto: Kadidja Fernandes / AT - 18/07/2019

O governo do Estado envia hoje para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que trata das regras de transição para a aposentadoria dos 50.406 servidores estaduais atualmente na ativa. O documento também irá definir o novo modelo de cálculo das aposentadorias desses servidores, além de propor mudanças para pensões e outros benefícios.

O governo do Estado ainda não divulgou oficialmente de que forma será feita a mudança, mas o governador Renato Casagrande já havia adiantado que a alteração nas regras terá os mesmos moldes de nova Previdência dos servidores federais.

Com o modelo nacional replicado no Estado, a transição dos servidores na ativa deve ser feita de duas maneiras, por pontos ou com pedágio de 100%.

No primeiro caso, a aposentadoria será feita por meio da soma de idade e tempo de contribuição. A tabela começa em 86 pontos para as mulheres e 96 para os homens, chegando a 100 para as mulheres, em 2033, e 105 para os servidores homens, em 2028. Há ainda idade mínima de 56 anos para servidoras e 61 anos para os homens.

Já no modelo de aposentadoria por pedágio seria aplicado 100% sobre o tempo que falta para se aposentar pelas regras atuais. Assim, se faltavam, por exemplo, três anos de contribuição, o segurado terá de trabalhar por mais três. Neste modelo também há idade mínima de 57 anos para as mulheres e 60 para homens.

Após o envio, o texto será analisado pelos deputados. É preciso que ao menos 16 parlamentares sejam favoráveis à proposta, que não tem data para ser votada.

Projetos

As mudanças na aposentadoria estadual foram desmembradas em um projeto de emenda constitucional (PEC) e dois projetos de lei (PL). O primeiro, já aprovado, tratou de mudança na cobrança das alíquotas para novos servidores, de 11% para 14%, além de definir nova idade mínima para mulheres, passando de 55 para 62 anos, e de 60 para 65 para os homens.

Já os dois projetos de lei, que ainda serão votados, irão tratar das regras de transição para servidores já na ativa e da aposentadoria especial para policiais civis, agentes socioeducativos, agentes penitenciários e pessoas com deficiência, respectivamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: