X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Governo quer mudar regra para validade de alimentos


Imagem ilustrativa da imagem Governo quer mudar regra para validade de alimentos
Consumidor em supermercado: alta de preços causada pelo aumento do dólar, exportações e fatores ligados ao clima |  Foto: Divulgação

O governo federal estuda alterar as regras sobre a data de validade de alimentos vendidos em supermercados para permitir uma flexibilização dos prazos de consumo.

A iniciativa foi anunciada após pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que promoveu ontem o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, com a participação dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entre outros convidados.

“Podemos rever uma série de fatores e gargalos, principalmente em relação à validade dos nossos alimentos. A pandemia nos trouxe esse tema de maneira perceptível, temos que agir rapidamente”, afirmou a ministra da Agricultura durante o evento.

Um dos pleitos apresentados pelo setor é a adoção do modelo “best before” (consumir preferencialmente antes de) em substituição à data de validade usada atualmente nos produtos alimentícios. Dentro do prazo estendido, o produto pode perder frescor ou nutrientes após certa data, mas pode ainda ser seguro para uso.

O modelo também deve permitir vendas de baixo custo e doações dos alimentos a grupos vulneráveis a partir de determinado prazo, segundo o governo. Segundo a ministra Tereza Cristina, o governo federal vai criar um grupo para avaliar o tema, que deverá apresentar uma proposta em até 15 dias.

O ministro Paulo Guedes (Economia) disse que sua pasta vai compor o grupo. Para ele, seria interessante que a iniciativa fosse incluída nas discussões de reformulação do Bolsa Família, fazendo ligação entre o programa social e o combate ao desperdício no País.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que propostas para atualização das regras para rotulagem de alimentos, incluindo o prazo de validade, poderão ser avaliadas pela agência.

Segundo a Anvisa, a abordagem regulatória usada no Brasil e no Mercosul é regida pelas principais regras internacionais sobre o tema, cujo escopo também inclui o sistema “best before”, que permite oferta após a data limite.

Medida pode reduzir preços, dizem supermercados

De acordo com representantes dos supermercados, a flexibilização dos prazos de validade dos alimentos também poderia gerar redução de preços nas prateleiras.

O superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, explicou que o reflexo se daria pela redução do descarte de produtos vencidos, que já é considerado na composição de preços.

“Na data de validade, esse produto é descartado, às vezes é incinerado, ou dado o descarte correto, e em alguns casos ele ainda pode estar próprio para consumo por alguns dias. Com isso há um custo de produção. Essa conta de desperdício vai para a indústria”, afirmou o superintendente.

Ele ressaltou, porém, que as adequações, caso aprovadas, dependerão de estudos técnicos envolvendo autoridades sanitárias e a indústria de alimentos.

“Tem que haver uma garantia de qualidade para o consumidor. Não é uma discussão nova, isso já é usado em outros países.”

Fiscalização

O Procon-ES informou que a legislação atual obriga os estabelecimentos comerciais a exporem de forma destacada a data de validade dos produtos próximos a vencer que fizerem parte de promoções.

No Estado, ainda, o consumidor que encontrar um produto com data de validade vencida tem o direito de receber de forma gratuita outro produto igual. O órgão também informou que fiscaliza os supermercados quanto à validade de produtos.

Alteração em todo o armazenamento

Mudanças nos prazos de validade de alimentos também dependeriam de adequações de estrutura de armazenamento e fiscalização nos supermercados para garantir a segurança alimentar do consumidor, destacam especialistas.

Segundo a mestre em Ciências e Tecnologia de Alimentos, Maraysa Rodrigues Furtado, a indústria de alimentos faz estudos sobre o prazo máximo em que um produto ficará viável para consumo.

“Já existe um prazo de segurança, mas quando o produto sai da indústria, não é possível garantir que será manuseado, armazenado e vendido corretamente. Para que isso funcione é preciso ter fiscalização, para saber se o produto vai manter as suas características”, destacou.

A médica gastroenterologista Renata Lugão advertiu que o consumo de alimentos fora do prazo de validade pode gerar sintomas de gastroenterite, além de reações como náusea e diarreia.

“Do ponto de vista gastrointestinal, o alimento fora da data de validade não está apto para o uso, porque corre o risco de provocar ou piorar sintomas de gastroenterite. Há aqueles que são mais perecíveis, como leite, queijo, e os industrializados que possuem aditivos químicos para aumentar o tempo de consumo”, disse a especialista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: