Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Governo quer extinguir desconto de 20% em declaração simplificada do Imposto de Renda

| 05/10/2020 06:47 h | Atualizado em 05/10/2020, 07:06

Imagem ilustrativa da imagem Governo quer extinguir desconto de 20% em declaração simplificada do Imposto de Renda
O governo federal estuda extinguir o desconto de 20% concedido automaticamente a contribuintes que optam pela declaração simplificada do Imposto de Renda da pessoa física. A medida, que tem como objetivo financiar o Renda Cidadã, pode atingir mais de 17 milhões de pessoas. As informações são da Folha de São Paulo.

Em troca, segundo fontes que participam da elaboração da medida, seria mantido o direito às deduções médicas e de educação.

O objetivo do governo é usar os recursos economizados com o fim do desconto padrão de 20% para financiar a criação do Renda Cidadã. Ainda assim, seria necessário abrir espaço no teto de gastos.

Com a nova medida, o formulário simplificado da declaração do Imposto de Renda, criado há 45 anos, deixaria de existir.

O Ministério da Economia argumenta que o modelo simplificado somente fazia sentido quando o mundo não era digitalizado, e os contribuintes tinham que reunir e recuperar a papelada que seria apresentada para viabilizar as deduções.

Na declaração referente ao ano de 2019, 17,4 milhões de contribuintes optaram pelo formulário simplificado, enquanto 12, 9 milhões usaram o modelo completo.

A equipe da pasta ainda calcula a economia que seria gerada pela nova medida.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS