X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Governadores criam comissão para discutir a redistribuição dos royalties do petróleo


Governadores de seis estados da federação criaram na tarde de hoje (11) uma comissão para discutir a redistribuição dos royalties do petróleo. O objetivo é que os próprios estados cheguem a um entendimento sobre o tema antes do julgamento da Lei 12.734/12, que modificou a divisão dos royalties. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar as ações diretas de institucionalidade (Adins) sobre a lei em abril.

A comissão é formada por Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, representantes dos estados produtores, e Piauí, Rio Grande do Sul e Goiás, representantes dos estados não-produtores.

Imagem ilustrativa da imagem Governadores criam comissão para discutir a redistribuição dos royalties do petróleo
Governador participou de reunião para discutir royalties de petróleo |  Foto: Divulgação

“A comissão é para que a gente possa tentar buscar um acordo nesse próximo mês. Tem duas pré-condições que eu coloquei, a de respeito aos contratos já assinados e o tratamento diferenciado para estados e municípios produtores. Uma pré-condição está muito bem encaminhada, que é a respeito aos contratos, a modulação, os contratos assinados até 2019 seriam respeitados. Ainda tem um debate a ser feito como vai se aplicar a lei, se isso nos leva a um tratamento diferenciado, como será a participação da União na nova modulação, se abre mão de alguma receita ou não. É um debate que a gente tem que fazer, mas a decisão do ministro (Dias) Toffoli de buscar um entendimento é muito produtiva”, explicou o governador Renato Casagrande.

Ele informou ainda que os seis governadores, com suas procuradorias, vão trabalhar com acompanhamento da Advocacia-Geral da União (AGU) para que questões técnicas a respeito da legislação sejam observadas.

“Por enquanto, está apontado que vão se preservar os contratos assinados até o final de 2019, isso é um ponto das nossas condicionantes. Agora, como ficará daqui para frente é o que precisa alinhar. A Constituição aponta para um tratamento diferenciado para os estados e municípios produtores. Isso ainda não se chegou a uma solução. Vamos tratar agora de observar a lei aprovada em 2012, que está suspensa por liminar da ministra Cármen Lúcia, para verificar se aponta alguma perspectiva de tratamento diferenciado para estados e municípios produtores”, ressaltou o governador.

A reunião ocorreu na presença do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Participaram 14 governadores, além dos procuradores-gerais dos Estados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: