X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Governador admite vender parte da Cesan


Imagem ilustrativa da imagem Governador admite vender parte da Cesan
Sistema de abastecimento de água da Cesan: atração de investimentos com busca por parceiros privados |  Foto: Divulgação/CESAN — 09/12/2017

Como forma de atrair mais investimentos para o Estado, o governador Renato Casagrande anunciou ontem que pretende privatizar a companhia de gás natural do Espírito Santo, a ES Gás. A expectativa é de que a venda aconteça em 2022.

Além disso, ele afirmou que a intenção é firmar novas parcerias para a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e não descartou também um sócio para o órgão, desde que o Estado não perca o controle.

“Não descartamos nenhuma possibilidade. Mas queremos manter a empresa pública. Não descartamos parceria com as empresas privadas que possibilitem ampliar os investimentos. Estamos estudando a modelagem. Pode ser que nos leve a algum caminho que nos permita ter um sócio privado”, disse Casagrande.

Ele ressaltou, no entanto, que no momento a intenção do governo é firmar parcerias com a Cesan para melhorar a qualidade de saneamento dos moradores que necessitam do serviço.

“Queremos aumentar o investimento para universalizar o tratamento de esgoto nos 53 municípios onde a Cesan opera. Esses investimentos também vão gerar empregos no Estado, não sabemos ainda a quantidade, mas eles vão gerar”, pontuou.

Sobre a ES Gás, o governador destacou que a intenção do Estado e abrir mão do controle da empresa. Para isto, ocorrerá uma privatização. O objetivo, segundo destacou Casagrande, também é ampliar os investimentos.

“É para gerar mais investimento, se eu não vender terei que fazer concurso público e nós achamos que nesse momento a venda pode atrair uma empresa especializada em gás e atrair novos negócios para o Espírito Santo. A empresa interessada em comprar poderá atrair outras atividades ligadas ao gás para cá”, frisou.

Ele destacou que a modelagem para a privatização será feita no ano que vem, e, em seguida, ocorrerá a venda da empresa.

“Tudo isto pode gerar mais empregos e aumentar o dinamismo para o Estado. Quando se cria um ambiente de negócio adequado, sempre se gera emprego. Esperamos que em 2021 se termine a modelagem e que, no ano seguinte, aconteça a privatização”, ressaltou o governador.

Segundo o Jornal Valor Econômico, a ideia é que o Estado permaneça com 10% a 15% da ES Gás. Hoje o governo estadual tem 51% do controle da empresa enquanto a BR Distribuidora possui 49%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: