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Economia

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Gasolina pode ficar mais cara com interdição de refinaria

A Refit é acusada de atuar processando combustíveis, em vez de refiná-los. Por isso, está interditada, o que reduz oferta no País

João Vitor Gomes
João Vitor Gomes
30/09/2025 - 12:03
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Imagem ilustrativa da imagem Gasolina pode ficar mais cara com interdição de refinaria
Agentes da Receita Federal diante da Refinaria de Manguinhos, interditada e acusada de irregularidades. |  Foto: Divulgação

A gasolina no Espírito Santo pode ficar mais cara após a interdição da Refinaria de Manguinhos, a Refit, no Rio de Janeiro, após operação conjunta entre a Receita Federal e a Agência Nacional do Petróleo, Gas Natural e Biocombustíveis (ANP).

A perspectiva é que parte do mercado atendido pela refinaria passe a ser disputado por gigantes do setor, como Petrobras e Shell, que atendem os postos capixabas.

Com isso, a tendência é que o preço aumente em outros locais do País, com impacto também a estados vizinhos na região sudeste.

Atualmente, a Refit possui cerca de 25% do mercado fluminense e 10% do mercado paulista, afirma o Instituto Combustível Legal (ICL).

A empresa é alvo de uma investigação da Receita Federal que mira a importação irregular de combustível e fraudes fiscais.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), há ainda a suspeita de que a empresa importe “gasolina não especificada, incorretamente designada como 'nafta' ou 'condensado'”, atuando como formuladora de combustível, e não como refinadora.

“Há evidente possibilidade de que, por mistura mecânica, o uso de aromáticos possa contribuir para atingir a especificação da gasolina automotiva”, diz o auto de interdição.

Outra irregularidade levantada pela investigação é na armazenagem do combustível, como a utilização de tanques que não estavam autorizados pela agência e tanques que armazenavam produtos de uma classe de risco superior a autorizada.

Procurado, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) informou que acompanha de perto a situação, embora, até ontem, não houvesse confirmação de que combustíveis da refinaria estivessem sendo destinados ao Espírito Santo.

“O órgão segue realizando análises técnicas, como o teste de detecção de metanol, e ressalta que ainda não está comprovada a distribuição da base de Manguinhos, no Rio de Janeiro, para o Estado”, respondeu em nota.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindiportos-ES), Maxwel Nunes de Paula, a interdição não deve ter impacto sobre o mercado capixaba. “Esperamos (...) que mantenham seu fornecimento regular”, diz.

Prejuízo com adulteração

Imagem ilustrativa da imagem Gasolina pode ficar mais cara com interdição de refinaria
Abastecimento em posto. |  Foto: Dayana Souza — 11/08/2021

Combustíveis adulterados podem causar prejuízos ao veículo. Substâncias fora dos parâmetros permitidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) tendem a alterar o funcionamento do motor, danificando componentes.

O prejuízo pode variar de R$ 100 a R$ 5.000, alerta o especialista em mecânica automotiva Thiago Woelffel. “Isso vai depender também do estado dos componentes do veículo. Se for um carro mais novo, pode ser que nem sinta o efeito. Mas em componentes mais desgastados, os danos surgem com mais facilidade”, explica.

O analista sênior de Produtos e Marcas da BR Distribuidora, Eduardo Buarque de Alcazar, orienta que o consumidor preste atenção nos aspectos visuais do combustível quando for abastecer.

“O produto não pode apresentar turbidez, pois ela é uma indicadora de possível contaminação com água no diesel e na gasolina”, alerta o especialista.

O teste da proveta, quando o funcionário do posto mistura, dentro de uma proveta, 50 ml da gasolina e 50 ml de uma solução de água com sal, ajuda a indicar se a quantidade de etanol anidro na gasolina está dentro do padrão.

“A mistura fica em repouso por quinze minutos e, em seguida, é feita a leitura. A gasolina comum deve ter 27% de álcool e a premium, 25%”, diz.

Usina sem data para retomar atividades

Imagem ilustrativa da imagem Gasolina pode ficar mais cara com interdição de refinaria
Refinaria de Manguinhos. |  Foto: Divulgação

A interdição da Refit Refinaria, nome fantasia da Refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro acontece de forma cautelar e “até que sejam esclarecidas as irregularidades encontradas durante as operações de fiscalização”, afirma a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ou seja, sem prazo para acabar.

Ela ocorre após a fiscalização, no âmbito das Operações Carbono Oculto e Cadeia de Carbono, identificar uma série de irregularidades no parque industrial da empresa.

O objetivo da fiscalização foi verificar a conformidade operacional, contábil e de segurança da refinaria, com foco em estoques e movimentações de produtos, integridade da operação e cumprimento da legislação vigente.

Segundo a ANP, as investigações ainda atuam na verificação de licenças de importação de nafta e outros insumos da refinaria, de forma a constatar se o produto recebido é o mesmo declarado.

“Caso sejam constatadas irregularidades nessas documentações ou nos produtos que se encontram em análise laboratorial, a refinaria poderá receber novos autos de infração”.

Para coibir a prática de importar gasolina como nafta, a ANP passou a exigir do mercado que todos os pedidos de licença de importação de nafta sejam acompanhados do certificado de análise do produto.

A Refit é citada também, pela operação, como empresa que teria “entrado no esquema da facção”, diz o jornal Folha de São Paulo.

Saiba Mais 

Força-tarefa

Refinarias, transportadoras e distribuidoras de combustíveis implementaram uma força-tarefa 24 horas para garantir o abastecimento no Rio de Janeiro, após a interdição da Refinaria de Manguinhos (Refit).

O plano de contingência conta com o aumento de produção da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e uma frota adicional de cerca de 200 caminhões por dia para transportar produtos a partir das refinarias de São Paulo.

A interdição foi decidida após uma fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador da indústria de petróleo no País.

A Refinaria de Manguinhos atendia aproximadamente 25% do mercado do Rio de Janeiro, principalmente a Baixada Fluminense e o norte do estado, e 10% do mercado paulista, especialmente de gasolina.

Suspeitas

Descumprimento da medida regulatório-cautelar para armazenar combustíveis para as distribuidoras 76 Oil, Manguinhos Distribuidora e Rodopetro;

Suspeita de importação irregular de gasolina não especificada, incorretamente designada como “nafta” ou “condensado”, cujos parâmetros de octanagem são ajustados por formulação com o uso de N-Metil-Anilina, com provável objetivo de reduzir a carga tributária;

Falta de evidências de que ocorre processo de refino de petróleo, considerando que é importado produto praticamente acabado, gasolina e óleo diesel S10;

Utilização de tanques que não estavam autorizados pela ANP e tanques que armazenavam produtos de uma classe de risco superior a autorizada;

Falta de demonstração de controle de vazão do processo em virtude da ausência de totalizadores e registros históricos dos medidores de vazão de entrada da torre de destilação atmosférica;

Falta de evidência de que a temperatura da torre seria suficiente para realizar o processo de destilação atmosférica alegado; e

Falta de evidência da comercialização e utilização das frações leves obtidas no processamento da destilação atmosférica.

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