X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Funchal assume Tesouro, mantém equipe e prega continuidade de ajuste fiscal


Alçado ao comando do Tesouro Nacional após o ministro Paulo Guedes (Economia) deixar claro que não queria a saída de Mansueto Almeida, Bruno Funchal assumiu o cargo nesta quarta-feira (15) em esforço para sinalizar continuidade e evitar ruídos no mercado.

Em reuniões internas, o novo secretário informou que vai manter 100% da equipe de seu antecessor, sem nenhuma guinada de gestão. O foco, segundo relatos, é de manutenção da política de consolidação fiscal.

Há um mês, o então secretário Mansueto anunciou que deixaria o cargo no órgão que administra os cofres federais.

Sinalizações sobre sua saída foram dadas desde o ano passado, mas Guedes tentou segurá-lo no cargo -sem sucesso. Em dezembro, o ministro chegou a dizer que tentaria "renovar o contrato" do secretário ao menos por mais um ano.

Com a exoneração formalizada, Mansueto planeja seguir para o setor privado após cumprir quarentena.

Oferecido a Mansueto na tentativa de convencer o então secretário a ficar no cargo, o comando do futuro Conselho Fiscal da República não foi prometido a Funchal nos termos iniciais do convite feito por Guedes.

O órgão seria criado com a aprovação das propostas do pacto federativo apresentadas pelo governo. Sem votação do Congresso até o momento, o conselho ainda não foi instituído.

Em substituição a Mansueto, Guedes escolheu Funchal, que ocupava cargo dentro da secretaria especial de Fazenda do ministério há um ano e meio. O Tesouro também fica sob o guarda-chuva da Fazenda.

O contato próximo com a secretaria facilitou o processo de transição do cargo. Membros do Tesouro relatam quo Mansueto demonstrou cansaço e pediu para que sua saída fosse antecipada.

Inicialmente, a troca formal foi agendada para 31 de julho. Sob avaliação de que a adaptação foi acelerada, após reuniões com o ministro, a equipe e representantes do setor privado, a data foi adiantada em duas semanas.

Imagem ilustrativa da imagem Funchal assume Tesouro, mantém equipe e prega continuidade de ajuste fiscal
|  Foto: Arquivo/AT

Discurso alinhado A colegas, Funchal afirmou que o órgão tem de seguir agora a mesma estratégia adotada na reforma da Previdência: convencer o Congresso e a sociedade, por meio de ampla comunicação, repetição e insistência, de que a retomada da austeridade fiscal será ainda mais necessária após a pandemia.

O discurso alinhado com a equipe é de que o país tem um rombo fiscal persistente, agora agravado pelos gastos com a pandemia, que precisa ser revertido.

A ideia é mostrar que os benefícios a longo prazo da consolidação fiscal são maiores do que os custos imediatos dos ajustes, além de ressaltar que sem o zelo orçamentário, o cenário econômico ficará ainda pior do que está hoje.

Sob orientação de Guedes, parte do mantra a ser repetido é defesa da regra do teto de gastos, que limita o crescimento das despesas públicas à variação da inflação. Sem ele, o ministro vê uma rápida deterioração da confiança no país, elevação das taxas de juros e descontrole da dívida pública.

O argumento servirá de base para o debate sobre a reformulação de programas sociais. Sem espaço no teto, Guedes defende que o Bolsa Família seja ampliado por meio de remanejamento de recursos, focalizando ou extinguindo programas considerados ineficientes.

Funchal tem boa interlocução com parlamentares e pretende usar essa abertura para reforçar o processo de convencimento pela aprovação de medidas defendidas pelo ministério.

Para a retomada da economia, a pasta busca acelerar projetos que reformulam marcos legais e abrem caminho para uma ampliação do investimento privado no país, como no setor elétrico e em ferrovias.

A pauta também inclui a retomada das discussões sobre o pacto federativo e auxílio a estados. Propostas sobre o tema apresentadas pelo governo no ano passado, formuladas com a participação de Funchal, serão reestruturadas após a mudança de cenário gerada pela pandemia do coronavírus.

O tema será acompanhado de perto pelo novo secretário, que ganhou destaque no governo nos assuntos federativos e atuou nas negociações para calibrar o pacote de socorro financeiro aos estados e municípios, que gerou atritos entre o Congresso e o Ministério da Economia.

Membros do órgão receberam bem a indicação de Funchal, que tem experiência em gestão de contas públicas, e avaliam que, por ser um quadro da pasta, ele já está familiarizado com as ações defendidas por Guedes.

Segundo relatos, seu nome chegou a ser aventado como possível substituto de Mansueto desde o ano passado. Colegas afirmam que era comum vê-lo tirando dúvidas sobre áreas do Tesouro às quais não era afeito. Com a indicação, acelerou esse processo e intensificou reuniões com as diferentes áreas do órgão.

Funchal tem 41 anos, é doutor em Economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e tem pós-doutorado pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Em 2017 e 2018, foi secretário de Fazenda do Espírito Santo, durante o governo de Paulo Hartung. A gestão foi reconhecida pela austeridade fiscal e adoção de medidas de ajuste das contas estaduais.

Em avaliação feita pelo Tesouro para classificar a capacidade dos estados de honrarem seus compromissos financeiros, o Espírito Santo é o único ente com nota máxima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: