X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Federal apura fraudes em financiamento em 3 cidades capixabas


Imagem ilustrativa da imagem Federal apura fraudes em financiamento em 3 cidades capixabas
Policiais recolheram equipamentos e documentos na Operação Apanha |  Foto: Beto Barbosa

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (8) uma operação em Mimoso do Sul, Apiacá e Alegre, no Sul do Estado, para investigar fraudes na obtenção de financiamento por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do governo federal.

Ao todo, foram cumpridos na operação, denominada Apanha, oito mandados de busca e apreensão nos três municípios, com a obtenção de documentos, mídias e equipamentos, como discos rígidos, celulares e pendrives, cujo conteúdo será extraído para análise.

Segundo a Polícia Federal, os investigados estariam burlando o Pronaf, um programa do governo federal que visa fortalecer a agricultura familiar e oferece financiamento com juros bem abaixo de um empréstimo bancário comum.

A fraude, segundo o órgão, envolveria proprietários rurais, empresas de implementos agrícolas, como máquinas, equipamentos e mudas vegetais, e empresas de assessoria técnica.

Imagem ilustrativa da imagem Federal apura fraudes em financiamento em 3 cidades capixabas
Operação da Polícia Federal foi em Mimoso do Sul, Apiacá e Alegre |  Foto: Beto Barbosa

De acordo com a PF, muitos financiamentos realizados pelo Pronaf são intermediados por empresas que fornecem assessoria técnica ao agricultor, auxiliando na elaboração do projeto e na obtenção de documentos.

Entretanto, no esquema, após serem liberados os recursos pela instituição financeira, era emitida uma nota fiscal “fria”, ou seja, sem que de fato a mercadoria tenha sido entregue, pelas empresas de implemento agrícola e de mudas, que serviriam para comprovação dos gastos.

Pelo “serviço”, a empresa emissora da nota fiscal e a firma de assessoria técnica recebiam parte do valor do financiamento e o proprietário rural utilizava o dinheiro para outras finalidades que não a produção rural.

O nome da operação, Apanha, segundo a Polícia Federal, é uma alusão ao trabalho de combate.

Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude e aplicação indevida de recursos e de associação criminosa, com penas que podem chegar a seis anos de prisão por cada crime.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: