Federação do Comércio quer porto na Ilha do Boi
USP vai estudar a viabilidade do projeto para receber navios de cruzeiro. Presidente da Fecomércio pensa em área do Hotel Senac
Escute essa reportagem
A Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES) está buscando maneiras de atrair turistas ao Espírito Santo e pesquisa possíveis locais para ancoragem de navios de cruzeiro em Vitória, que atualmente enfrentam dificuldade de atracar no Centro, por conta da altura e do comprimento.
Leia mais notícias de Economia aqui
Ontem, durante a comemoração dos 69 anos da Federação, o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, detalhou que será pedido um estudo à Universidade de São Paulo (USP) sobre a viabilidade da construção de um local de ancoragem próximo ao Píer do Hotel Senac, na Ilha do Boi.
“Temos um projeto de revitalização da área de lazer do hotel, e estamos vendo se seria tecnicamente possível o desembarque dos turistas por ali. Não é nada oficial, não quero criar esperanças ou expectativas, mas estamos vendo se é possível ser realizado ali.”
As dificuldades para ancoragem no Centro ocorrem por conta da Terceira Ponte e do tamanho dos navios de cruzeiro, conforme explicou o especialista em transporte e logística Luis Claudio Montenegro em reportagem de A Tribuna publicada no último dia 6.
Um projeto para criar um terminal de cruzeiros marítimos na Praça do Papa chegou a ser discutido durante a gestão de João Coser em Vitória, mas não se concretizou.
Durante o evento, também foi anunciado um investimento de R$ 40 milhões para a construção da nova sede da Federação, em Santa Lúcia, Vitória.
O novo prédio abrigará o Sistema Social do Comércio do Estado (Sesc-ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio do Estado (Senac-ES).
Projetado para ter seis andares, sendo um multiuso destinado a eventos para até 1.050 pessoas, ele está previsto para ter a construção finalizada até o segundo semestre de 2025.
“A área de eventos será moderna, com capacidade para abrigar até casamentos e shows de pequeno porte” explica Idalberto Moro.
Novo teatro e mais cursos
Além da construção da nova sede, durante o evento de comemoração dos 69 anos da Fecomércio-ES, a Federação assinou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Vitória para a capacitação de mais de 5.600 famílias em situação de vulnerabilidade social.
Os beneficiários do Cartão Vix + Cidadania da Prefeitura de Vitória serão capacitados dentro das atividades do projeto Comunidade Gourmet por meio do Sesc e Senac.
Eles terão acesso a cursos, oficinas e demais ações relacionadas ao universo da gastronomia, visando o desenvolvimento de habilidades culinárias, empreendedorismo, capacitação para uso dos alimentos de forma integral e a geração de renda para os participantes.
Além disso, o presidente da Federação, Idalberto Moro, revelou sondagens na área cultural para a criação de um novo teatro na Grande Vitória.
“Pensamos em fazê-lo fora de Vitória, seja em Cariacica, Vila Velha ou na Serra. Tivemos algumas sondagens, mas nada oficial. Estamos estudando isso porque queremos ampliar a área cultural na Grande Vitória “,afirma.
Saiba mais
Capacitação de famílias
A fecomércio-ES comemorou ontem 69 anos de sua fundação, e anunciou a construção de um novo prédio em Santa Lúcia, Vitória, que unirá todo o Sistema Fecomércio-ES em um só local.
O presidente da Federação, Idalberto Moro, destacou que há um estudo para verificar se é possível realizar a ancoragem de navios de turismo no Hotel Senac, na Ilha do Boi. “Não é algo propriamente nosso, há vários atores em Vitória atuando para tratar do tema”, explicou.
E também anunciou um termo de compromisso com a Prefeitura de Vitória para capacitar as famílias que integram hoje o programa Vix + Cidadania. Eles serão capacitados dentro das atividades do projeto Comunidade Gourmet.
Fonte: Fecomércio-ES.
Comentários