X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Famílias reduzem conta de luz em até 90% com uso de energia solar no Estado

Mais do que dobrou o número de famílias que investiram em placas no Estado. Excedente ao dia vai para a EDP e é entregue à noite


 

Imagem ilustrativa da imagem Famílias reduzem conta de luz em até 90% com uso de energia solar no Estado
Conta de energia: tarifa à empresa |  Foto: A Tribuna

O uso de energia solar só faz crescer no Estado. Um ano atrás, 4.565 famílias usavam a geração a partir da radiação do sol. Pois, um ano depois, esse número mais que dobrou: são 12.250 residências conectadas à EDP que utilizam a geração alternativa. 

E essas famílias reduzem a conta em até 90%, caso da advogada Karyna  Araújo, 33 anos. Ela e a família instalaram 24 placas para abastecer a residência dela e dos pais.

Durante o dia, a família utiliza  a energia gerada na hora: “O que sobra vai para a EDP, que armazena e entrega para gente durante a noite. Todo mês sobra um pouco de energia, e esse valor é acumulado para que a gente possa abater em outra residência que esteja no nosso nome ou quando a gente produzir menos do que consumir.” 

A previsão é que em no máximo 4 anos a família quite o financiamento de R$ 50 mil para o investimento e pague apenas a tarifa mínima de energia. Mas a economia já é sentida no bolso. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Famílias reduzem conta de luz em até 90% com uso de energia solar no Estado
Karyna Araújo mostra a conta de energia, ao lado dos filhos Lucas e Gael. “Sentimos a economia desde o primeiro mês”, disse ela. |  Foto: Douglas Schineider/AT

 “A prestação do financiamento para a instalação, somada à conta de luz que pagamos hoje, tem um valor mais baixo do que a conta de energia que pagávamos antes. Sentimos a economia desde o primeiro mês”, contou ela, ao lado dos filhos, Lucas, 7 anos, e Gael, 5. 

O especialista em energia Rafael Castro, diretor de Expansão na Aruna Energia Solar, explicou que  o investimento na geração a partir do sol está valendo muito a pena. 

Para ele, foi um processo de evolução que vem acontecendo principalmente de 2012 para cá, com a regulamentação, e  a partir de 2017 como uma aceleração no mercado.

“A demanda foi aumentando no mundo todo, e os custos foram se reduzindo. A cadeia começou a ficar viável. Em 2019 chegamos a um patamar ideal. Hoje a cadeia está bem estabelecida. É um mercado que já está bem segmentado”. 

Mas ele entende que esse investimento vale a pena, do ponto de vista econômico,  para consumidores com contas de luz de R$400 para cima, já que o retorno, nesses casos, se dá em quatro anos.  

O engenheiro e sócio-administrador  da A&G Solar Guido Alves Agrizzi destacou que a conta de luz não é zerada. “De todo jeito tem que pagar uma taxa mínima”. Essa tarifa  é como se fosse um retorno  pelos investimos que a concessionária faz na rede.

SAIBA MAIS 

Como funciona 

- As placas fotovoltaicas normalmente são instaladas  no telhado  das residências. Quando a luz do sol entra em contato com elas, gera energia elétrica. A corrente e tensão que saem das placas ainda não é adequada para o funcionamento dos aparelhos doméstico. 

- Por meio de um equipamento eletrônico chamado inversor, essa energia é adequada ao uso residencial, geralmente com tensão de 127 ou 220V. A energia gerada pelas placas é usada diretamente pelos equipamentos e o excedente é injetado na rede elétrica, acumulando créditos para serem usados a noite e em momentos com pouca luz do sol ou em outra residência com a mesma titularidade.

Residências 

 

Imagem ilustrativa da imagem Famílias reduzem conta de luz em até 90% com uso de energia solar no Estado
Placas de energia solar |  Foto: A Tribuna

- Um total de 12.250 residências conectadas à EDP utilizam a energia solar no Espírito Santo. Elas  conseguem reduzir a conta de luz em até 90%, por meio da energia gerada pela radiação solar.

Prédios

- Já no caso dos prédios, é recomendada a instalação do sistema na cobertura  para usofruto do condomínio. O sistema é utilizado para alimentar as áreas comuns do condomínio, como motor de piscina, academia, sauna e o morador acaba tendo a redução na parcela da taxa de condomínio.

- Para redução da conta de luz dos apartamentos, ainda é considerado inviável. Teria que criar uma subdivisão muito grande do sistema, entre outros complicadores.

Números

- Número de clientes da EDP utilizando energia solar:  18.066.

- Residencial: 12.250

- Comércio: 2.875

- Rural: 2.756

- Industrial: 106

- Poder Público: 79

Sistemas

OFF- GRID

- O SISTEMA Off-Grid não é conectado à rede da concessionária. É autônomo, caro e funciona mesmo em uma situação de blecaute, por exemplo. 

- Ele é alimentado por baterias quando não há a luz do sol. Geralmente é utilizado em locais onde não há sistemas de iluminação pública. Além disso, é um contrassenso utilizar energia limpa e bateria, que pode causar problemas ambientais irreparáveis.

ON- GRID

- O sistema mais utilizado no Espírito Santo é o on-grid. O consumidor que está produzindo a energia se conecta a  rede. Ele   utiliza a energia para o consumo próprio e envia o excesso para a rede.

- Se faltar energia, a residência desse consumidor também será afetada, já que o sistema não é autossuficiente. Quando não tem sol, ele também utiliza a energia da concessionária. No fim do mês, o cálculo da conta é feito com base no que ele gerou e consumiu.

HÍBRIDO

- HÁ TAMBÉM o sistema híbrido que trabalha conectado à rede da concessionária, mas tem também um banco de bateria, se faltar energia pela concessionária, o sistema de bateria entra em ação. Nesse sistema, durante o dia são abastecidas a casa e a bateria.

Tarifa mínima

- O consumidor não consegue zerar a conta de luz. Ele vai pagar uma tarifa mínima, mesmo quando gerar mais energia que consumir.  Essa tarifa  é como se fosse retorno pelos investimentos que a concessionária tem de fazer para que ele possa acessar a rede.

 - Elevaria de acordo com o padrão deconsumo de cada consumidor, com a localidade e consumo noturno:

- Relógio monofásico:  30 kw/h.

- Relógio bifásico: 50 kw/h.

- Telógio trifásico: 100 kw/h.

- A tarifa mínima independe do uso ou não da energia solar.

Fonte:  Paula Sarmeng, Thierry Ribeiro dos Santos, Rafael Castro, Guido Alves Agrizzi e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: