Expansão do mercado traz novas exigências para os profissionais do ES
Estado vive um momento de transformação e diversificação da economia
Escute essa reportagem
Com a vinda de outros empreendimentos e expansão de negócios já instalados no Estado, há a criação de novos perfis de empregos a exemplo da engenharia de hardware, especialista em SEO, gerente de logística, coordenador de planejamento e controle de produção e controller logístico.
LEIA TAMBÉM
Empresas mudam perfil de empregos e criam novas chances de negócios
Segundo o especialista em Recursos Humanos (RH), Elias Gomes, o mercado de trabalho no Estado tem se preparado para qualificar profissionais nessas áreas e para que os que já estão no mercado também se habilitem.
“As próprias empresas têm investido na formação de profissionais, ou mesmo através de consultorias. As instituições também, seja no ensino técnico ou no ensino superior, têm ofertado cursos voltados para áreas da tecnologia, da logística, da indústria”, explica.
O ambiente vai atraindo profissionais e quanto mais o mercado precisa, mais vai sendo facilitado o processo de formação de novos funcionários, de acordo com Gomes. “No geral, vai aumentando o contingente de profissionais, e a tendência é de uma vocação para atender o mercado”.
O professor e especialista na área de logística Luiz Fernando Rodrigues explica que muitas funções na área estão se atualizando, com avanços da automação e da tecnologia, além do grande aumento do número das vagas, muito por conta do comércio eletrônico e de ampliação de galpões logísticos.
“São muitas funções que exigem graduação a fim com a área, como: administração de empresas, engenharia de produção, economia ou contabilidade, para trabalhar com áreas de planejamento e controle de produção, e cadeia de suprimentos, por exemplo”, explica.
Rodrigues diz que habilidades diferenciais para os profissionais incluem criatividade e capacidade de resolução de problemas, e destaca que o País teve aumento de 37% nas vagas abertas para profissionais da área no ano passado.
Comentários