Estudo vai analisar concessão da BR-101 no ES e soluções para as BRs 262 e 259
Edital para contratar a empresa que vai analisar a viabilidade de uma nova concessão da BR-101, no Espírito Santo, foi publicado nesta segunda-feira
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Uma nova etapa no processo de relicitação da BR-101 no Espírito Santo foi iniciada nesta segunda-feira (27). O edital para a contratação da empresa que vai realizar o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) da nova concessão da rodovia no Estado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
O governador Renato Casagrande informou que, além de analisar a viabilidade de uma nova concessão da rodovia, a empresa que fará esse estudo vai também apontar possíveis soluções para resolver os gargalos da BR-262 e da BR-259, também no Espírito Santo.
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"Falei hoje com assessores do ministro, falei com o Jorge Bastos, da Infra SA, empresa ligada ao Ministério dos Transportes, que cuida dessas licitações. O Jorge Bastos, que é o diretor-presidente da Infra SA, reafirmou que no mês de março a empresa, que vai fazer a avaliação da BR-101, BR-262 e BR-259, será selecionada. Reafirmei para ele que, nesse momento, precisamos retomar as obras da BR-101 e essa é a prioridade", afirmou Casagrande.
O governador lembrou que na noite de sexta-feira (24), o ministro dos Transportes, Renan Filho, já havia enviado a ele uma mensagem ao avisando sobre a publicação do edital para contratar dessa empresa responsável por elaborar estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da BR-101.
Atualmente, a rodovia é administrada pela Eco101, porém no final do ano passado a empresa protocolou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma declaração formal para deixar o concessão e evidenciou os motivos que tornaram o contrato inviável para a concessionária, após 9 anos na administração do trecho que corta todo o Espírito Santo até a cidade de Mucuri, na Bahia.
O governo do Espírito Santo pretende fazer uma proposta para administrar a rodovia de maneira transitória e depois repassar novamente à iniciativa privada, com o objetivo de dar continuidade às obras.
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Relembre
OS PONTOS ALEGADOS PELA ECO101 para deixar a concessão
- Dificuldades para obtenção do licenciamento ambiental e financiamentos;
- Demora nos processos de desapropriações e desocupações;
- Decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de alterar o contrato de concessão;
- Não pedagiamento da BR-116;
- Não conclusão do Contorno do Mestre Álvaro
- Agravamento do cenário econômico
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