X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

ES vai propor administrar a Rodovia BR-101

Secretário vai a Brasília na próxima terça-feira para discutir com os diretores da ANTT a possibilidade de assumir a concessão


Ouvir

Escute essa reportagem

O governo do Espírito Santo avalia adquirir a concessão do trecho da BR-101 que passa pelo Estado para administrá-la por conta própria. 

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento (Sectides) Ricardo Pessanha, informou que estará em Brasília na próxima terça-feira para se reunir com diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar do tema.

A reunião com a ANTT terá como pauta a possibilidade da compra da concessão do trecho da BR-101 que estava sob a administração da Ecorodovias, que havia anunciado em julho  que devolveria a administração ao governo federal. 

“Vamos lá para compreender como foi feita a transferência da concessão da BR-163 da empresa para o Estado do Mato Grosso e saber  com detalhes como foi estruturada essa operação, para então verificar se é possível fazer o mesmo aqui com a BR-101”, explicou a Sectides em nota.  

“Nossa intenção é resolver o problema de uma forma mais ágil ao invés de aguardar a realização de uma nova licitação de concessão, o que deve demorar muito. Somente após a reunião, será possível dizer se é uma proposta viável para o Estado”, completou.

Ainda segundo a secretaria, todas as informações serão analisadas, porque o interesse de estudar a modelagem está partindo do governador Renato Casagrande. 

A ideia do governo estadual é inspirada em ato semelhante do governo de Mato Grosso, que assumiu a administração da BR-163 após a mesma ter sido devolvida pela concessionária Odebrecht Transport no final do ano passado.

Em acordo assinado na semana passada, a Odebrecht saiu do negócio sem receber nada e o Estado de Mato Grosso destinará R$ 1,2 bilhão para tocar as obras.

Intenção

A intenção é ficar na operação por três anos e depois colocar uma nova operadora no lugar, via  concorrência pública, em condições melhores de contrato para que a duplicação saia do papel. 

A Odebrecht Transport não poderá participar da concorrência. O rearranjo está sendo acompanhado de perto pela ANTT e pelo Tribunal de Contas da União, que deu aval à questão em Mato Grosso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: