X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 23°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Espírito Santo supera Santa Catarina e é 2º em infrainfraestrutura

O Estado está atrás só de São Paulo, em lista que reúne indicadores , de telecomunicações, rodovias, saneamento, energia e setor aéreo

Rodrigo Péret
Rodrigo Péret
20/09/2025 - 14:06
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo supera Santa Catarina e é 2º em infrainfraestrutura
Tommasi disse que o Estado é “terreno fértil para investimentos, criação de empregos e crescimento de riquezas” |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O Espírito Santo superou Santa Catarina e Brasília e é o segundo estado com a melhor infraestrutura do País, de acordo com o Ranking de Competitividade realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O Espírito Santo está atrás apenas de São Paulo nesta categoria, que é a terceira de maior peso no ranking e reúne indicadores de rodovias, energia, telecomunicações, saneamento e transporte aéreo.

São avaliados aspectos de acesso, custo e qualidade dos serviços, revelando desafios que vão desde a ausência de infraestrutura até casos em que ela existe, mas é precária ou excessivamente cara.

Os Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios são ferramentas do CLP com o objetivo de mensurar a capacidade dos entes federativos brasileiros em gerar bem-estar para a população.

Com base em dados oficiais, os rankings oferecem um raio-X da gestão pública local a partir de indicadores estruturados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.

No ranking geral, o Espírito Santo ficou na sétima colocação, atrás de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O cientista político e presidente da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), Thomaz Tomassi, explica que o ranking serve como uma bússola para os governos, pois avalia 100 indicadores em 10 pilares temáticos da gestão pública.

“Os pilares de infraestrutura e da solidez fiscal são vitais para a atração de novos negócios e manutenção dos atuais, mostrando que somos um terreno fértil para investimentos, geração de empregos e crescimento de riquezas”.

Segundo a CLP, o levantamento mostra que o Brasil ainda enfrenta uma crônica deficiência no setor, o que ainda é um dos maiores entraves à competitividade do País.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Paulo Baraona, mesmo com a segunda colocação, o Espírito Santo ainda pode melhorar. Ele cita que a distância das notas entre o Estado e o primeiro colocado como exemplo.

“São Paulo, líder, tem nota 100, enquanto o Espírito Santo, segundo colocado, tem nota 67. Nós temos uma grande vocação logística, mas ainda temos um caminho a percorrer para que essa infraestrutura seja suficiente para atender à demanda atual e fatura do setor produtivo”, afirma Baraona.

Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo supera Santa Catarina e é 2º em infrainfraestrutura
Baraona diz que infraestrutura tem de melhorar para atender à demanda |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Líder em solidez fiscal, mas com desafios na inovação

A sétima colocação do Espírito Santo no ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP) foi influenciada não só pelo bom desempenho na categoria de infraestrutura, mas também na de solidez fiscal, em que o Estado ficou em primeiro no País pelo segundo ano consecutivo.

Nessa categoria, o Estado ocupa a primeira colocação nos indicadores Regra de Ouro, Gasto com Pessoal e Poupança Corrente, além do 2º lugar em Solvência Fiscal.

“O resultado é reflexo de uma gestão pública responsável, que alia equilíbrio das contas, controle da dívida e eficiência na aplicação dos recursos”, diz o secretário de Desenvolvimento do Estado, Rogério Salume.

Para o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, o Espírito Santo consolidou-se como referência nacional em gestão fiscal.

Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo supera Santa Catarina e é 2º em infrainfraestrutura
Benício Costa: eficiência |  Foto: - Divulgação

“Isso garante previsibilidade, permite ao Estado continuar sendo o que proporcionalmente mais investe no País e assegura a manutenção do controle sobre o custeio e as despesas de pessoal. Com isso, conseguimos direcionar um volume expressivo de recursos para a infraestrutura, além de ampliar investimentos em áreas como saúde, educação e segurança”, afirma.

Por outro lado, o Espírito Santo ficou apenas em 15º lugar na categoria de Inovação, perdendo duas posições em relação ao ano anterior. Esse indicador revela como os estados estão se preparando para sustentar o desenvolvimento econômico no longo prazo.

Entenda

Raio-X da gestão local

Competitividade

Os Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios são ferramentas do CLP (Centro de Liderança Pública), com o objetivo de mensurar a capacidade dos entes federativos brasileiros em criar bem-estar para a população.

Com base em dados oficiais, os rankings oferecem um raio-X da gestão pública local a partir de indicadores estruturados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.

Conforme explica o cientista político e presidente da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) Thomaz Tomassi, o ranking serve como uma bússola para os governos, pois avalia 100 indicadores em 10 pilares temáticos da gestão pública.

Desempenho do Estado

No Ranking Geral, o Espírito Santo ficou na sétima colocação, atrás de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Destaques

Os principais destaques do Espírito Santo foram nas categorias de Solidez Fiscal (1º lugar geral), Infraestrutura (2º lugar geral), e Sustentabilidade Ambiental (4º lugar geral). Além disso, também aparece em 7º lugar em Educação, 7º lugar em Sustentabilidade Social e 8º lugar em Eficiência da Máquina Pública.

Dentro da categoria de solidez fiscal, o Estado ocupa a primeira colocação nos indicadores Regra de Ouro, Gasto com Pessoal e Poupança Corrente, além do 2º lugar em Solvência Fiscal.

Para o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, o Espírito Santo consolidou-se como referência nacional em gestão fiscal.

Infraestrutura é desafio

Segundo a CLP, o levantamento mostra que o Brasil ainda enfrenta uma crônica deficiência no setor, o que ainda é um dos maiores entraves à competitividade do País.

Fonte: CLP e governo do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Benício Costa: eficiência

ECONOMIA

Tribunal manda empresa indenizar homem xingado de 'viciado em atestados'

Benício Costa: eficiência

ECONOMIA

Consórcios até para botox e casamentos

Benício Costa: eficiência

ECONOMIA

Quando vale a pena participar de consórcio? Especialistas orientam

Benício Costa: eficiência

ECONOMIA

Justiça autoriza bloqueio do FGTS e da aposentadoria de endividados

Ícone tags Tags CLP competitividade espírito santo Gestão Pública Infraestrutura

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM