Espírito Santo já é o 2º maior produtor de petróleo do país
A produção capixaba de petróleo está em crescimento e superou São Paulo no último ano, conforme dados divulgados pela ANP
O Espírito Santo é o segundo estado que mais produziu petróleo durante o ano passado inteiro. O resultado coloca o Espírito Santo à frente de São Paulo, com o Rio de Janeiro na liderança.
O levantamento foi realizado a partir da somatória dos resultados dos boletins mensais da produção de petróleo e gás natural de janeiro a dezembro, divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Com 2,3 milhões de barris de petróleo bruto produzidos por dia, o Espírito Santo ficou 5,18% à frente do segundo colocado, São Paulo, que produziu 2,2 milhões de barris no período analisado. No ano, o Estado produziu cerca de 70 milhões de barris.
O resultado se deve principalmente à perfuração de novos poços de petróleo em bacias onde já havia produção, especialmente no Parque das Baleias, de acordo com o presidente da Rede Petro ES, que representa as empresas fornecedoras de bens e serviços para esse segmento.
“A produção mensal inverteu, realmente. Já é algo que vem se desenhando há algum tempo. Mas o mais importante é ressaltar que a produção está aumentando. São Paulo está descendo a produção, mas o Estado está crescendo”, comenta.
O mês em que o Espírito Santo mais produziu foi outubro, com 229.473,78 barris por dia — o que equivale a aproximadamente 6,8 milhões de barris no mês.
Nesse mesmo mês, o estado paulista produziu 188.199,28 barris diários. A maior produção de São Paulo aconteceu em fevereiro, com 202.358,27 barris por dia, 13,4% a menos que o melhor resultado da produção em terras capixabas.
O Rio de Janeiro, porém, tem o maior percentual de produção disparado. O estado fluminense figura com participação de 87,80% na distribuição da produção de petróleo por estado, segundo a ANP.
Para o consultor empresarial Durval Vieira de Freitas, da DVF Consultoria, o início das operações do navio-plataforma Maria Quitéria, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, é um ponto importante para analisar o resultado positivo do Espírito Santo no período.
A performance dos campos de Jubarte, Abalone e Argonauta também são citados como fatores que impulsionaram a produção positiva, segundo Freitas.
No País, segundo a ANP, foram produzidos 3,770 milhões de barris por dia em 2025, recorde histórico e 12,3% acima do observado em 2024.
Saiba Mais
No País
Em 2025, a produção média anual de petróleo e gás natural atingiu a marca histórica de 4,897 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), cerca de 12,7% a mais que o recorde anterior, de 2023.
Na comparação com 2024, que totalizou 4,322 milhões de boe/d, houve crescimento de 13,3%.
Os dados são do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de dezembro de 2025, divulgado ontem e que, além dos dados do mês, traz o levantamento anual.
Petróleo
No caso do petróleo, foram produzidos 3,770 milhões de barris por dia (bbl/d) durante o ano passado, recorde histórico e 12,3% acima do observado em 2024, ano em que a produção do petróleo atingiu 3,358 milhões de bbl/d.
Gás natural
Já a produção de gás natural no ano de 2025 chegou à média anual de 179 milhões de metros cúbicos por dia (m/d), também alcançando recorde histórico. A média foi 17% maior do que a do ano anterior, quando registrou 153 milhões de m/d.
Pré-sal
No ano passado, a maior parte da produção de petróleo e gás foi proveniente de reservatórios do pré-sal, que representa, em média, 79,63% da produção nacional.
A produção total (petróleo + gás natural) nessa área, em dezembro, foi de 4,164 milhões de boe/d e correspondeu a 79,5% da produção brasileira.
Esse número representa um crescimento de 6,4% em relação ao mês anterior e de 19,7% na comparação com o mesmo mês de 2024.
Foram produzidos 3,211 milhões de bbl/d de petróleo e 151,56 milhões de m/d de gás natural, por meio de 175 poços.
Outras áreas
Já as produções do pós-sal e terrestre representam, em média, 15,45% e 4,92%, respectivamente, do total produzido no País em dezembro do ano passado.
Levantamento
O Boletim Mensal da Produção é publicado pela ANP desde setembro de 2010, com as principais informações sobre a produção de petróleo e gás no mês de referência.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários