ES vai ter segunda Região Metropolitana em até 40 anos
Otimismo se deve ao fato da alavancagem de investimentos na região, que tem atraído interesse cada vez maior de indústrias
Escute essa reportagem

Além do aumento no consumo, o crescimento econômico previsto para o Norte do Estado nos próximos anos deverá criar, em até 40 anos, uma nova região metropolitana na Grande Vitória, segundo especialistas e empresários.
O otimismo se deve ao fato da alavancagem de investimentos na região, que tem atraído interesse cada vez maior de indústrias e recebido investimentos do governo estadual. “Está se criando ecossistema econômico que reduz dependência da capital e gera oportunidades regionalizadas no mercado capixaba”, afirma o especialista em Direito Público Sandro Câmara.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Colatina, Luiz Fernando Lorenzoni, disse que a região mudou nos últimos 15 anos.
“O trabalho que vem sendo realizado aqui resultou na vinda de grandes grupos empresariais que, somado à instalação da ZPE, agrega valor e a torna cada vez mais competitiva. Há sim potencial para que ela se torne uma nova região metropolitana no futuro, daqui a algo entre 20 a 40 anos, mais ou menos”.
Integrantes da Grande Vitória, Fundão e Serra podem também ingressar na eventual nova região metropolitana que pode surgir com o desenvolvimento da região Norte.
Esses dois municípios passariam pela chamada conurbação, um processo em que a cidade pode ser considerada parte de várias regiões metropolitanas, dependendo de como essas regiões são definidas e delimitadas.
Há exemplos em outros estados onde um município está em mais de uma região metropolitana, como as paulistas Campinas e Jundiaí, que integram suas próprias RMs e também a de São Paulo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários