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Economia

ES tem 70% de veículos com mais de 10 anos de uso

Frota com uma década ou mais de fabricação é de 2,1 milhões. Há pontos positivos e negativos, indicam especialistas do setor


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Imagem ilustrativa da imagem ES tem 70% de veículos com mais de 10 anos de uso
Veículos em circulação no centro de Vitória: falta de manutenção aumenta risco de acidentes, dizem especialistas |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

No Espírito Santo, 2,1 milhões de veículos têm mais de 10 anos de uso, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O número representa 70% dos veículos existentes no Estado. 

Ao todo, são 3.002.509 de veículos (motos, carros, caminhões e outros), 2.278.405  fazem parte da frota ativa e 724.104 da frota inativa. O Espírito Santo acompanha o cenário nacional, já que, no Brasil, a idade média da frota circulante é de 10 anos e 7 meses. 

E ela vem “envelhecendo” desde 2014, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). 

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O economista Luiz Sant'Anna apontou pontos positivos dos carros terem mais de 10 anos de uso: o fato das redes de autopeças se beneficiarem disso, pois oficinas terceirizadas têm maior demanda; e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é mais barato, assim como o seguro. 

Por outro lado, entre as desvantagens apontadas por ele estão: veículos mais poluentes, mais custosos para manutenção, com maior incidência de quebras. 

O diretor de Economia e Mercados, George Rugitsky, destacou que a renovação da frota depende de políticas públicas que ofereçam condições para a substituição de veículos muito velhos por mais novos, como estabelece o programa Renovar, para a linha pesada.

“É preciso estabelecer a inspeção técnica veicular e criar condições para que os proprietários de veículos entendam a necessidade dessa ação, até mesmo para a preservação de seu próprio patrimônio.”

Nas oficinas, desde a pandemia da covid-19, foi percebido aumento na procura pelos serviços, de acordo com o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Reparação Automotiva (Sindirepa), Eduardo Dalla Mura do Carmo. 

“Quando cai a venda do carro novo, com o tempo cresce os serviços nas oficinas. No geral, se a frota for mais antiga, gera mais serviço sem dúvida. Tem oficina que a gente sente o aumento gradativo. Tem outras que tem o problema de falta de peças”. 

O preço das peças aumentou, segundo ele. “A manutenção preventiva está em segundo plano e deveria estar em primeiro. O risco é aumentar número de acidentes. As quebras também  são mais custosas”.

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Frota do Espírito Santo

Ano de fabricação

Veículos com mais de 10 anos de uso em circulação são aqueles fabricados antes de 2012. No Estado, o número é de 2.101.874 – o que corresponde a 70,01% da frota total; 29,99% foram fabricados a partir de 2013.

Imagem ilustrativa da imagem ES tem 70% de veículos com mais de 10 anos de uso
|  Foto: -

Frota total: 3.002.509

Frota ativa: 2.278.405

Frota inativa: 724.104


Venda de motos sobe 12,2% em abril e supera a de carros

As vendas de motos tiveram crescimento de 12,2% no mês passado, frente ao mesmo período de 2022, chegando a 120.900 unidades. Em situação pouco comum, o comércio de motos foi maior do que o de carros de passeio, cujos emplacamentos somaram 118.100 unidades em abril – ou seja, 2.800 veículos a menos.

Os números foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Frente a março, mês com cinco dias a mais de venda, o volume de motos recuou 17,2% em abril.

Como resultado da expansão dos serviços de entrega (delivery) e da busca do consumidor por veículos não só mais baratos, mas também mais econômicos no consumo de combustível, 478 mil motos foram vendidas no Brasil durante os quatro primeiros meses do ano.

Esse total representa alta de 25% sobre o resultado registrado entre janeiro e abril do ano passado.

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