ES sai na frente por fábrica de aviões com 2 mil empregos
Diálogo entre a empresa e o governo estadual teve início no ano passado
Escute essa reportagem
Maior empresa de montagem e manutenção de aeronaves do Brasil, a HBR Aviação quer montar uma planta para a conversão de aeronaves de passageiros em aviões de cargas em Linhares, ao lado do aeroporto da Cidade.
O Espírito Santo concorreu o investimento com o Ceará, mas é preferido pela proximidade com os principais centros consumidores do país, incentivos fiscais e estabilidade institucional.
O diálogo entre a empresa e o governo estadual teve início no ano passado. Conforme divulgado pelo Jornal A Tribuna na edição do último dia 24 de dezembro, inicialmente, o projeto da empresa no Estado consistia na instalação de uma fábrica de montagem e manutenção de helicópteros do modelo Robinson no Aeroclube de Vila Velha.
“Estamos há pelo menos quatro meses conversando com a HBR. Durante as tratativas, surgiu a possibilidade de termos um Polo Aeronáutico em Linhares. O que faz esse polo? Converte avião de passageiro em avião de carga. Eles fizeram uma visita a Linhares e chegaram à conclusão de que nós seríamos o endereço adequado para esse investimento”, detalhou o vice-governador e secretário de desenvolvimento do Estado Ricardo Ferraço.
Segundo o vice-governador, o investimento será na ordem de 2,5 bilhões de reais. Apesar de a HBR ter dado sinal verde, o principal gargalo para a execução do projeto é a disponibilidade do terreno de cerca de 500 mil m – que deve ser vizinho ao aeroporto para proporcionar acesso à pista.
“Iniciamos a negociação dos terrenos particulares em parceria com a Prefeitura de Linhares para tirar o projeto do papel o mais rápido possível”, disse Ferraço.
O projeto apresentado pela HBR prevê 150 mil m de área construída e 300 mil m de pátio de circulação de aeronaves. Isso inclui 15 hangares para conversão e manutenção de aviões de grande porte como Boeing, Airbus e Embraer, prédio administrativo e hangares de pintura de aeronaves.
Na primeira fase, o projeto poderá gerar mil empregos, número que chegará a 2 mil no pico da operação. Para apoiar a formação de profissionais especializados, a HBR terá uma academia de educação própria em Linhares, que deverá ser operada em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV)– universidade privada que já investe no município.
Comentários