X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

ES sai na frente por fábrica de aviões com 2 mil empregos

Diálogo entre a empresa e o governo estadual teve início no ano passado


Ouvir

Escute essa reportagem

Maior empresa de montagem e manutenção de aeronaves do Brasil, a HBR Aviação quer montar uma planta para a conversão de aeronaves de passageiros em aviões de cargas em Linhares, ao lado do aeroporto da Cidade.

O Espírito Santo concorreu o investimento com o Ceará, mas é preferido pela proximidade com os principais centros consumidores do país, incentivos fiscais e estabilidade institucional.

O diálogo entre a empresa e o governo estadual teve início no ano passado. Conforme divulgado pelo Jornal A Tribuna na edição do último dia 24 de dezembro, inicialmente, o projeto da empresa no Estado consistia na instalação de uma fábrica de montagem e manutenção de helicópteros do modelo Robinson no Aeroclube de Vila Velha.

“Estamos há pelo menos quatro meses conversando com a HBR. Durante as tratativas, surgiu a possibilidade de termos um Polo Aeronáutico em Linhares. O que faz esse polo? Converte avião de passageiro em avião de carga. Eles fizeram uma visita a Linhares e chegaram à conclusão de que nós seríamos o endereço adequado para esse investimento”, detalhou o vice-governador e secretário de desenvolvimento do Estado Ricardo Ferraço.

Segundo o vice-governador, o investimento será na ordem de 2,5 bilhões de reais. Apesar de a HBR ter dado sinal verde, o principal gargalo para a execução do projeto é a disponibilidade do terreno de cerca de 500 mil m – que deve ser vizinho ao aeroporto para proporcionar acesso à pista.

“Iniciamos a negociação dos terrenos particulares em parceria com a Prefeitura de Linhares para tirar o projeto do papel o mais rápido possível”, disse Ferraço.

O projeto apresentado pela HBR prevê 150 mil m de área construída e 300 mil m de pátio de circulação de aeronaves. Isso inclui 15 hangares para conversão e manutenção de aviões de grande porte como Boeing, Airbus e Embraer, prédio administrativo e hangares de pintura de aeronaves.

Na primeira fase, o projeto poderá gerar mil empregos, número que chegará a 2 mil no pico da operação. Para apoiar a formação de profissionais especializados, a HBR terá uma academia de educação própria em Linhares, que deverá ser operada em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV)– universidade privada que já investe no município.


Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: