ES dá primeiros passos para assumir a gestão da BR-101
Em julho deste ano, a concessionária anunciou que irá devolver a concessão ao governo após nove anos
Escute essa reportagem
Um acordo de confiabilidade entre o governo do Espírito Santo e a EcoRodovias será assinado nesta semana, para que possam trocar informações de forma sigilosa sobre a BR-101, no trecho que corta o Espírito Santo, atualmente sob concessão da Eco101.
O acordo, chamado de NDA – da sigla em inglês para non disclosure agreement –, deve ser assinado nesta quarta-feira (23), de acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento (Sectides), Ricardo Pessanha.
A partir da formalização deste acordo, o governo estadual começará a pedir informações a concessionária para estudo de viabilidade econômica e política. Em julho deste ano, a concessionária anunciou que irá devolver a concessão ao governo federal após nove anos.
“Vamos montar um grupo com integrantes de diversas secretarias para acompanhar de perto e estar em contato direto com a Eco101, para avaliar se vale para o governo assumir o controle da concessão da rodovia”, afirma.
De acordo com Pessanha, em comum acordo com a Eco, é esperado ter tudo pronto para anúncio da decisão até abril de 2023.
“Avaliaremos se será viável fazer um acordo semelhante ao feito pelo governo do Mato Grosso. Mas seguindo o passo a passo, depois será necessário ter aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Dependeremos do governo federal”, diz.
Comentários