Entenda como será o edital de duplicação da BR-262 no ES
Obra será dividida em três trechos: de Viana ao Posto do Café, de Marechal a Pedra Azul e até a entrada de Conceição do Castelo

O esperado edital de licitação para as obras de duplicação da BR-262 será publicado em janeiro do ano que vem.
Para facilitar a licitação, a duplicação será dividida em três trechos: entre Viana até o Posto do Café, em Marechal Floriano; de Marechal Floriano até Pedra Azul (Domingos Martins); e, na sequência, até a entrada de Conceição do Castelo. Os três lotes serão publicados de uma vez só.
Os anúncios foram feitos na terça-feira (21) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo governador Renato Casagrande durante evento de inauguração de sete quilômetros de duplicação da BR-101 entre Guarapari e Anchieta, entregues pela Ecovias Capixaba.
Também participaram do evento o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio; o CEO da EcoRodovias, Marcello Guidotti; o diretor-geral de Concessões da EcoRodovias, Alberto Luiz Lodi; o diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim; e o prefeito da Serra, Weverson Meireles, além de outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.
O ministro explicou que, ao dividir a obra em lotes, há mais segurança para a execução.
“Você dilui o risco de uma empresa não conduzir a obra a contento e o governo precisar retirá-la do contrato. Então, ao dividir, garantimos a participação de até três empresas, que podem ser inclusive diferentes, o que facilita a execução da própria obra, já que se trata de um projeto muito grande e de trecho complexo”.
Para financiar a duplicação desse trecho, o governo do Estado vai utilizar recursos provenientes do Acordo de Mariana (MG). O investimento previsto é de aproximadamente R$ 2,3 bilhões.
“Nós encaminhamos essa solução conjuntamente, o governo federal e o governo do Estado, e, em janeiro próximo, daqui a três meses, nós vamos publicar o edital”, declarou o ministro.
Para Renato Casagrande, é mais um sonho que está sendo tirado do papel. “Em janeiro, o ministro estará aqui de novo publicando esse edital”, comemorou.
Paralelo a isso, foram citados outros projetos, como a duplicação da BR-259, cuja previsão é de ser finalizada até o fim deste ano.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o responsável pela elaboração do projeto, que prevê a duplicação completa entre João Neiva e Colatina .
Depoimentos


MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários