Empresas no Espírito Santo têm 260 mil mulheres no comando
Espírito Santo é o 3º do País em mulheres empreendedoras. Do total de empresas, 43% estão sob comando do sexo feminino
Escute essa reportagem
O Estado tem 260 mil mulheres empreendedoras e à frente de seus próprios negócios. Das empresas ativas no Espírito Santo, 43% têm no comando do negócio uma figura feminina, levando o Estado a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional.
Dona do próprio negócio há 14 anos, Carine Zumach trabalhava como psicóloga na Secretaria da Justiça quando enfrentou um desafio na maternidade. Com a necessidade de voltar a atenção à casa e à filha caçula, ela decidiu empreender. “Sou uma pessoa muito ativa, não conseguia ficar parada, então comecei a vender semijoias”.
Leia mais notícias de Economia
Depois, decidiu que era hora de investir em um sonho antigo. “Sempre quis ter minha própria loja. Comecei com uma sociedade, depois ela foi desfeita e eu continuei”, contou. Doze anos depois, a empresária tem duas lojas, sendo uma em Vitória e a outra em Cariacica.
Carine conta que são muitos os desafios de empreender. “É preciso se reinventar todos os dias, mas sozinho a gente não é nada, então é preciso ter boas pessoas ao seu lado e esse é outro desafio que o negócio impõe”, relatou.
Como uma pessoa à frente de seu próprio negócio, ela conta que o trabalho é árduo. “Eu gosto de ser um exemplo para os meus colaboradores, me envolvo em tudo, até por isso, tiro uma semana de férias”, contou a empresária.
Assim como Carine, o Estado tem outras 77.672 empresárias e 183.213 mulheres cadastradas como MEI (microempreendedor individual), que é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. O número corresponde a 48,2% do total registrado no Estado, de 380.367 MEIs.
Andréa Gama, gestora do Sebrae Delas, diz que o programa tem o objetivo de desenvolver competências das empreendedoras, além de promover redes de conexão, trocas e experiências que impulsionem os negócios.
“As mulheres têm muitas competências, mas lidam com outras obrigações, como as tarefas domésticas e de relações pessoais, o programa do Sebrae leva tudo isso em consideração, por isso são oferecidos cursos que ajudem a desenvolver competências emocionais, de gestão e liderança.”
Andréa afirma que o objetivo principal é ajudar as mulheres a melhorar e crescer os próprios negócios.
"É preciso se reinventar todo dia, mas sozinho a gente não é nada, é preciso ter boas pessoas ao seu lado”, afirma Carine.
Ranking nacional
Estados com mais empreendedoras
1º- Rio de Janeiro: 44,4%
2º- Alagoas: 43,1%
3º- Espírito Santo: 43%
4º- Ceará: 42,4%
5º- Rio Grande do Norte: 41,7%
6º- Sergipe: 41,4%
7º- Paraíba: 41,3%
8º- Maranhão: 41,3%
9º- Distrito Federal: 40,1%
Fonte: Serasa Experian
Assista a reportagem da TV Tribuna/SBT
Leia mais
Facebook é condenado e 580 mil podem ter direito a indenização
Comentários