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Economia

Empresas dão prêmios e folgas extras para atrair jovens talentos

Nova geração valoriza reconhecimento, felicidade e bem-estar, e empresas dão folgas extras, prêmios e outros benefícios


Imagem ilustrativa da imagem Empresas dão prêmios e folgas extras para atrair jovens talentos
Drian conta que o incentivo das folgas extras tem impacto positivo na produtividade: “Acaba sendo combustível” |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A disputa pelos jovens profissionais da geração Z tem feito com que  empresas, tanto da área da tecnologia como de segmentos tradicionais, decidam implementar benefícios, prêmios e até oferecer folgas para atrair e manter esses talentos.   

A geração Z é composta por pessoas nascidas entre janeiro de  1995 e dezembro de 2004. A psicóloga e diretora de Cultura, Liderança e Diversidade do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), Gisélia Freitas, detalha que tratam-se de jovens que focam não só no ganho financeiro, mas na felicidade e no bem-estar. 

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“As empresas entenderam que  funcionários felizes produzem mais, faltam menos e tendem a permanecer mais tempo na empresa. São práticas voltadas para que haja um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mantendo esses profissionais engajados”, afirma. 

O escritório da arquiteta e mestre em Engenharia Liliam Araujo é um exemplo disso: adota benefícios como folgas extras para funcionários. “É algo que chama a atenção deles e acaba ocorrendo como  uma recompensa pela produtividade”, destaca. 

O designer gráfico Drian de Souza Araújo,  24 anos, é um dos funcionários de Liliam que integram a geração Z. Ele diz  que o incentivo das folgas extras tem um impacto positivo em sua produtividade. “Sem dúvida é algo muito importante, e acaba sendo um combustível para produzir cada vez mais”, afirma.

Gisélia Freitas destaca ainda que, além das folgas extras, empresas também têm buscado atrair a  geração Z com a implementação de benefícios como folga no aniversário, programas de desenvolvimento acadêmico e  competições por prêmios entre  funcionários. 

Um exemplo disso é o  banco digital will Bank. O grupo, que tem funcionários que atuam em regime home office no Estado, também oferece desconto em instituições de ensino e até programações de happy hour, como eventos on-line, como competições de adedonha  por prêmios como cupons de desconto de serviços de delivery. 

Outro exemplo é a ISH Tecnologia. A empresa disponibiliza uma mesa de sinuca e videogames para que  funcionários usem durante os intervalos. 

“Percebemos que é uma forma de os funcionários interagirem e se sentirem mais relaxados”, explica a gerente de RH da ISH, Luciana Vaz.


Academia, terapia e cesta de frutas

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Gabriel e Benhur em uma academia: a Macrolub passou a ofertar sistema de assinatura de academias sem custo adicional a seus funcionários após perceber a preferência de jovens por empresas com esse benefício |  Foto: © Divulgação

A geração Z  é uma das que mais se preocupa com a  saúde mental e física. Pensando nisso, empresas estão oferecendo benefícios como gympass (desconto em academia), terapia e até cesta de frutas. 

Benhur Sullivan,  diretor da Macrolub, empresa de atacado automotivo localizada em Aracruz, conta que a empresa percebeu que nos últimos anos os jovens, muitas vezes, acabavam optando por ingressar em outras empresas por causa dos benefícios oferecidos por elas.

“Como a diretoria toda sempre foi ligada a esporte, decidimos adquirir o gympass para atrair a geração Z”, conta. Funcionário da Macrolub,  o comprador  Gabriel Henrique Oliveira Silva, 28 anos, já está usufruindo do gympass.    

Quem também está aderindo a serviços de academias para funcionários é a Mindworks, que vai oferecer o totalpass. A empresa informou que fez  parceria com uma universidade para trazer nutricionistas para auxiliar os funcionários. 

Gerente de RH da ISH Tecnologia, Luciana Vaz relata que a empresa  adota, além do gympass, a oferta de terapia on-line, pelo  aplicativo Zenklub. “A geração Z busca  o equilíbrio da vida profissional não só via  atividade física, mas do meio mental”, afirma. 

Já o Shopping Vila Velha, além do gympass, também oferece cesta de frutas  todos os dias para os funcionários. “Atrair e reter talentos da nova geração é essencial” diz  Luiz Felipe Peixoto, superintendente do shopping.


Inovação

Auxílio beleza para estagiárias

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|  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Buscando atrair o interesse da geração Z para vagas em seu estúdio de extensão de cílios de alto padrão, Silvia Gazzoly optou por oferecer um “vale-beleza”.

Ela conta que abriu vaga para contratar uma estagiária de marketing em vendas, e optou por oferecer o serviço como complemento à bolsa ofertada. “Achei que permitir que funcionários e estagiários utilizem nosso trabalho poderia atrair o interesse dessa geração e também  ajudaria a vender a qualidade do nosso produto”. 

O serviço já é oferecido para as funcionárias efetivas, como a recepcionista do estúdio, Karini Medeiros, de 22 anos, que posou para foto ao lado de Sílvia.


O que é geração Z?

São  pessoas que nasceram entre  janeiro de 1995 e dezembro de 2004. Além de ser a primeira geração “nativa digital”, ou seja, que cresceu completamente integrada com a internet, eles também se caracterizam  pela preocupação com a saúde mental  e física.

Também se caracteriza por gostar de flexibilidade, motivação, desafios e engajamento no  trabalho. A entrada dessa geração no mercado de trabalho catapultou a criação de benefícios por parte de empresas para atraí-los.


Lazer e bem-estar

Sinuca para relaxar

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|  Foto: © Divulgação

Buscar conciliar o trabalho com o bem-estar emocional dos funcionários tem sido foco das empresas  de tecnologia no Estado,  como a ISH Tecnologia, que decidiu disponibilizar uma mesa de sinuca para a equipe.

Na foto,  os funcionários Windsor Monteiro, Nilson dos  Santos, Leonardo de Aguiar e Márcia Regina  Cruz aproveitam os períodos de intervalo para disputar uma partida.

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