Empresas dão prêmios e folgas extras para atrair jovens talentos
Nova geração valoriza reconhecimento, felicidade e bem-estar, e empresas dão folgas extras, prêmios e outros benefícios
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A disputa pelos jovens profissionais da geração Z tem feito com que empresas, tanto da área da tecnologia como de segmentos tradicionais, decidam implementar benefícios, prêmios e até oferecer folgas para atrair e manter esses talentos.
A geração Z é composta por pessoas nascidas entre janeiro de 1995 e dezembro de 2004. A psicóloga e diretora de Cultura, Liderança e Diversidade do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), Gisélia Freitas, detalha que tratam-se de jovens que focam não só no ganho financeiro, mas na felicidade e no bem-estar.
“As empresas entenderam que funcionários felizes produzem mais, faltam menos e tendem a permanecer mais tempo na empresa. São práticas voltadas para que haja um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mantendo esses profissionais engajados”, afirma.
O escritório da arquiteta e mestre em Engenharia Liliam Araujo é um exemplo disso: adota benefícios como folgas extras para funcionários. “É algo que chama a atenção deles e acaba ocorrendo como uma recompensa pela produtividade”, destaca.
O designer gráfico Drian de Souza Araújo, 24 anos, é um dos funcionários de Liliam que integram a geração Z. Ele diz que o incentivo das folgas extras tem um impacto positivo em sua produtividade. “Sem dúvida é algo muito importante, e acaba sendo um combustível para produzir cada vez mais”, afirma.
Gisélia Freitas destaca ainda que, além das folgas extras, empresas também têm buscado atrair a geração Z com a implementação de benefícios como folga no aniversário, programas de desenvolvimento acadêmico e competições por prêmios entre funcionários.
Um exemplo disso é o banco digital will Bank. O grupo, que tem funcionários que atuam em regime home office no Estado, também oferece desconto em instituições de ensino e até programações de happy hour, como eventos on-line, como competições de adedonha por prêmios como cupons de desconto de serviços de delivery.
Outro exemplo é a ISH Tecnologia. A empresa disponibiliza uma mesa de sinuca e videogames para que funcionários usem durante os intervalos.
“Percebemos que é uma forma de os funcionários interagirem e se sentirem mais relaxados”, explica a gerente de RH da ISH, Luciana Vaz.
Academia, terapia e cesta de frutas
A geração Z é uma das que mais se preocupa com a saúde mental e física. Pensando nisso, empresas estão oferecendo benefícios como gympass (desconto em academia), terapia e até cesta de frutas.
Benhur Sullivan, diretor da Macrolub, empresa de atacado automotivo localizada em Aracruz, conta que a empresa percebeu que nos últimos anos os jovens, muitas vezes, acabavam optando por ingressar em outras empresas por causa dos benefícios oferecidos por elas.
“Como a diretoria toda sempre foi ligada a esporte, decidimos adquirir o gympass para atrair a geração Z”, conta. Funcionário da Macrolub, o comprador Gabriel Henrique Oliveira Silva, 28 anos, já está usufruindo do gympass.
Quem também está aderindo a serviços de academias para funcionários é a Mindworks, que vai oferecer o totalpass. A empresa informou que fez parceria com uma universidade para trazer nutricionistas para auxiliar os funcionários.
Gerente de RH da ISH Tecnologia, Luciana Vaz relata que a empresa adota, além do gympass, a oferta de terapia on-line, pelo aplicativo Zenklub. “A geração Z busca o equilíbrio da vida profissional não só via atividade física, mas do meio mental”, afirma.
Já o Shopping Vila Velha, além do gympass, também oferece cesta de frutas todos os dias para os funcionários. “Atrair e reter talentos da nova geração é essencial” diz Luiz Felipe Peixoto, superintendente do shopping.
Inovação
Auxílio beleza para estagiárias
Buscando atrair o interesse da geração Z para vagas em seu estúdio de extensão de cílios de alto padrão, Silvia Gazzoly optou por oferecer um “vale-beleza”.
Ela conta que abriu vaga para contratar uma estagiária de marketing em vendas, e optou por oferecer o serviço como complemento à bolsa ofertada. “Achei que permitir que funcionários e estagiários utilizem nosso trabalho poderia atrair o interesse dessa geração e também ajudaria a vender a qualidade do nosso produto”.
O serviço já é oferecido para as funcionárias efetivas, como a recepcionista do estúdio, Karini Medeiros, de 22 anos, que posou para foto ao lado de Sílvia.
O que é geração Z?
São pessoas que nasceram entre janeiro de 1995 e dezembro de 2004. Além de ser a primeira geração “nativa digital”, ou seja, que cresceu completamente integrada com a internet, eles também se caracterizam pela preocupação com a saúde mental e física.
Também se caracteriza por gostar de flexibilidade, motivação, desafios e engajamento no trabalho. A entrada dessa geração no mercado de trabalho catapultou a criação de benefícios por parte de empresas para atraí-los.
Lazer e bem-estar
Sinuca para relaxar
Buscar conciliar o trabalho com o bem-estar emocional dos funcionários tem sido foco das empresas de tecnologia no Estado, como a ISH Tecnologia, que decidiu disponibilizar uma mesa de sinuca para a equipe.
Na foto, os funcionários Windsor Monteiro, Nilson dos Santos, Leonardo de Aguiar e Márcia Regina Cruz aproveitam os períodos de intervalo para disputar uma partida.
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