X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Empresas abrem vagas para trabalhadores com mais de 50 anos

Empresários estão em busca de profissionais mais maduros e de olho nas características de quem tem trato mais fácil com as pessoas


Imagem ilustrativa da imagem Empresas abrem vagas para trabalhadores com mais de 50 anos
Empresários farão mutirão para contratar pessoas acima de 50, motivados por reportagem de A Tribuna (mais abaixo) |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Em busca de profissionais maduros, algumas empresas e setores têm voltado seu olhar para contratação de mão de obra com mais de 50 anos.

Empresários do setor de panificação estão se unindo em uma ação para contratar profissionais para atuar em padarias. São mais de 100 vagas, principalmente, em unidades na Grande Vitória.

A maior parte das vagas é para atendimento e caixa, mas há chances também para gerente, ajudantes de padeiro, auxiliar de cozinha e confeitaria, salgadeiro, padeiro, repositor, balconista, gerente de loja, fiscal de loja e subgerente.

O presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipães), Ricardo Augusto Pinto, explicou que a mobilização foi iniciada após uma reportagem de A Tribuna, que mostrava que a maioria dos idosos quer estudar para voltar ao mercado de trabalho.

“Essa é uma faixa etária que já tem uma maior facilidade de trato com pessoas, maior maturidade. Além disso, como as pessoas estão vivendo mais tempo e com mais qualidade de vida, pessoas acima dos 50 anos estão bem para exercer as funções por mais tempo”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Empresas abrem vagas para trabalhadores com mais de 50 anos
Entre as padarias que estão contratando quatro funcionários, está a Ki Sabor, em Nova Almeida. O proprietário, Gleydson de Oliveira, revelou que as vagas são para balconista, caixa, padeiro e ajudante. “Percebemos que profissionais mais maduros têm, muitas vezes, uma postura diferenciada no atendimento aos clientes”. A gerente Rossana Leal Coronado, 47, foi contratada como balconista em 2018 e revelou o atendimento ao cliente e a maturidade fez com que ela conseguisse crescer profissionalmente. |  Foto: Divulgação

Ele enfatizou que não é preciso ter experiência para se candidatar a uma das vagas, mas boa vontade para trabalhar. “À medida que recebermos os currículos, vamos encaminhar para os locais com vagas em cada município”.

A advogada especialista em Direito do Trabalho, Ana Luiza de Castro, também destacou que os profissionais com mais de 50 anos têm uma maturidade e experiência de vida que têm atraído o empregador.

“Esse é um grupo que busca emprego muitas vezes para completar o período que falta para a aposentadoria ou como renda extra após se aposentarem. Geralmente, eles têm um comprometimento maior, principalmente para os cargos com necessidade de trabalho em horários mais cedo”.

A Sine Vitória também está preparando, em comemoração ao Mês do Trabalhador, uma programação especial, com oferta de vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos, no dia 22 de maio.

Na data, cinco grandes empresas terão representantes na Casa do Cidadão realizando processos seletivos na forma de feirões para esse segmento. Além disso, haverá palestras com especialistas, oficinas de desenvolvimento profissional e rodas de conversa sobre políticas de inclusão e de acessibilidade. A programação terá início as 8h e vai até 17h.

Os números

100 vagas serão oferecidas em padarias do Estado


Saiba mais

Pontos positivos

- Maturidade

Segundo especialistas, entre os pontos favoráveis para inclusão de profissionais mais maduros no quadro de funcionários está a experiências de vida, que pode ajudar a resolver problemas complexos, tomar decisões e atender bem ao cliente.

- Comprometimento

Outro ponto positivo é que quem tem mais de 50 anos tende a ser mais estável e comprometido com o trabalho. Elas geralmente estão em uma fase de vida em que estão menos propensas a buscar mudanças frequentes de emprego, o que reduz a rotatividade.

Resiliência

Por causa da experiência ao longo da vida, profissionais com mais de 50 anos ainda fazem com que geralmente tenham mais facilidade em lidar com pressão e adaptar-se a mudanças.

- Atendimento ao cliente

Os profissionais mais maduros ainda têm maior facilidade em lidar com clientes, incluindo diante de situações que demandam maior “jogo de cintura”.

- Diferentes gerações

Incluir profissionais com mais de 50 anos ou até idosos no quadro de funcionários ainda beneficia o ambiente de trabalho como um todo, trazendo troca de ideias e de cooperação entre diferentes gerações.

Algumas vagas

- Padarias

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipães) está fazendo uma ação voltada para contratação de profissionais, incluindo aqueles com mais de 50 anos.

São mais de 100 vagas já levantadas, principalmente, para padarias da Grande Vitória. Há também oportunidades em outras regiões.

Não é preciso ter experiência para concorrer às oportunidades, mas empresários destacam a disposição para aprender, organização e atenção com as pessoas.

Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail do Sindipães ([email protected]) com o com assunto: “MEU CURRÍCULO”. Todos serão encaminhados de acordo com a sua região.

Cargos: 60% das vagas para atendimento e caixa; Outros 30% são para gerente, ajudantes de padeiro, auxiliar de cozinha e confeitaria, salgadeiro, padeiro, repositor, balconista, gerente de loja, entre outros. Há chances, ainda, para fiscal de loja e subgerente.

- Sine Vitória

Para celebrar o Mês do Trabalhador, o Sine Vitória está com uma programação especial com oferta de vagas de emprego para públicos diferentes. No próximo dia 22 de maio será voltado para atender pessoas com 50 anos ou mais.

Cinco grandes empresas terão representantes na Casa do Cidadão, realizando processos seletivos na forma de feirões para esse segmento de idade.

A programação, que irá de 8h às 17h, ainda contará com palestras com especialistas, oficinas de desenvolvimento profissional e rodas de conversa sobre políticas de inclusão e de acessibilidade.

Local: Sine Vitória, na Avenida Maruípe, 2544, em Itararé, no próximo dia 22 de maio.

As pessoas interessadas podem saber mais sobre cada vaga no www.trabalhavix.vitoria.es.gov.br

- Sine Vila Velha

Há vagas disponíveis para profissionais acima dos 50, mas não são vagas exclusivas voltadas apenas para este público.

O órgão informou que sempre se colocou à disposição das empresas da cidade, para promover ações em favor dos trabalhadores mais experientes, com este perfil de idade. Destacou que sempre aparecem vagas em serviços menos pesados, sobretudo em redes de supermercados, redes de farmácias e no comércio em geral.

O Sine de Vila Velha realiza cadastros e encaminhamentos de todos os trabalhadores – incluindo esses com mais de 50 anos de idade – para entrevistas de emprego.

No entanto, quem seleciona os profissionais e decide pela sua contratação são as empresas, seguindo critérios próprios, de acordo com suas políticas de Recursos Humanos. E isso inclui profissionais de todas as idades, dependendo da função disponível naquele determinado momento.

Mais informações pelo site https://www.vilavelha.es.gov.br/trabalhavilavelha.

- Sine Serra

conta, no momento, com 100 vagas em que as empresas não exigem idade máxima para contratação. Essas oportunidades são para motorista, pedreiro, soldador, mecânico e encanador para área industrial.

As vagas podem ser conferidas no site http://maisemprego.serra.es.gov.br/ ou presencialmente na agência do Sine, localizada no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

Fonte: especialistas consultados, Sindipães e órgãos citados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: