X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Empresa cria escola para formar eletricistas trans

As aulas serão gratuitas. São 16 vagas para pessoas trans, não-binárias e travestis


A cultura da diversidade, apesar de ainda ser um desafio no meio empresarial, vem ganhando cada vez mais espaço nas corporações. Vagas exclusivas para negros, mulheres, pessoas com deficiência e público LGBTQIAP+ já são adotadas em muitas empresas a fim de vencer a barreira do preconceito.

Dando mais um passo nessa realidade, a EDP lançou a primeira escola de eletricistas para pessoas trans do Brasil. As aulas serão gratuitas e as inscrições já estão abertas. Os interessados podem se inscrever de forma online.  Confira o passo a passo no final da reportagem.

Imagem ilustrativa da imagem Empresa cria escola para formar eletricistas trans
Curso de eletricista: após conclusão da qualificação, profissionais vão ter chances de contratação |  Foto: Arquivo/AT

Serão 16 oportunidades e as aulas estão marcadas para começar em janeiro. Durante o curso – destinado a trans, travestis e pessoas não-binárias – os alunos receberão materiais didáticos, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de bolsa-auxílio e almoço no local.

A carga horária do curso é de 500 horas, a serem feitas em aproximadamente três meses. O foco é qualificar as pessoas trans como eletricistas de rede de distribuição de energia. O curso terá aulas teóricas e práticas.

Após o término do curso, haverá a chance de contratação. “Quem conseguir se formar, será disponibilizado para contratação pela EDP e por prestadoras de serviço, à medida que as vagas forem surgindo”, explicou Fernando Saliba, diretor da EDP no Estado.

A EDP já criou a escola de eletricistas para mulheres, com duas turmas em andamento. 

“Temos a Escola de Eletricistas há 10 anos e ela vem se aperfeiçoando. No passado, era basicamente só frequentada por homens. Mas já temos duas turmas só de mulheres e agora estamos lançado a escola para trans”.

As aulas para trans serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Serra. Após a conclusão do curso, os alunos receberão um certificado. As inscrições ficarão abertas até o dia 3 de dezembro.

Fernando Saliba destacou ainda outros requisitos, além do aluno precisar ser trans, travesti ou não-binário. “Ele deve ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo, comprovante de vacinação contra covid-19 de acordo com a regra estadual e apresentar um currículo”, disse.

Curso terá duração de 3 meses

Aulas em janeiro

A EDP, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai lançar a primeira escola de eletricistas para pessoas trans do Brasil.

Os cursos serão oferecidos gratuitamente aos interessados em participar. Além disso, eles vão receber materiais didáticos, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs),  bolsa-auxílio e almoço no local.

As aulas vão começar em janeiro e terão duração de aproximadamente três meses. Ao todo, o curso será de 500 horas.

Inscrições

Os interessados em participar do curso deverão acessar o site www.escolatrans-edp.com.br e fazer a inscrição online.

O prazo máximo para se inscrever é até o dia 3 de dezembro.

Serão oferecidas 16 vagas, exclusivamente para pessoas trans, travestis e não-binárias (que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente).

Outros requisitos para participar são: ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo, comprovante de vacinação contra covid-19 de acordo com a regra estadual e apresentar currículo.

Além da capacitação técnica, a escola contemplará um módulo voltado ao desenvolvimento de competências comportamentais.

Fonte: Empresa EDP.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: