Turismo capixaba cresce acima da média nacional
Julho é um dos meses de maior faturamento do setor. Pesquisa aponta aumento de 4,9% no crescimento do turismo no trimestre
O Espírito Santo está entre os principais destinos de turismo do País e os empreendimentos não param de crescer. As mulheres estão dominando diversos segmentos como hotelaria, gastronomia, agroturismo e economia criativa.
Julho é o mês de maior trabalho e elas esperam que seja também o de maior faturamento, já que o setor cresceu de 4,9% de janeiro a março.

“Estamos apresentando crescimento econômico acima da média nacional. O PIB capixaba alcançou 4,5% de aumento, enquanto o índice nacional ficou em 1,9% e isso impacta diretamente o turismo. Novos negócios estão surgindo e com pessoas muito mais capacitadas”, comenta Pablo Lira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves.
Ele cita números do Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo, e afirma que as empresas capixabas de turismo estão entre as que mais crescem neste segmento no Brasil.
Veja mais notícias da seção Empreendedorismo Capixaba aqui
Os analistas acessaram dados coletados pelo Pnad, IBGE E CAGED, que apontam crescimento de 4,9% de janeiro a março.
Na Região Serrana, o Montanhas Capixabas Convention atua no desenvolvimento do turismo de 10 municípios, reunindo quase 400 empreendimentos em 25 rotas turísticas.
Além do crescimento, as empresas estão buscando aprimoramento profissional. Segundo o Instituto Jones, o programa Qualificar ES, ofertou mais de 500 mil vagas de cursos de formação profissional em diversas áreas, sendo mais da metade delas ocupadas por mulheres.
Os Números
4,9%
Foi o crescimento do turismo de janeiro a março
4,5%
foi o aumento do PIB no Espírito Santo no mesmo período
Dados do Turismo no ES
Boletim Trimestral mede setor
. A atividade turística no Espírito Santo acumulou nos últimos quatro trimestres alta de 17%.
. O resultado mostra que a atividade turística permanece crescendo, mesmo que de forma menos acentuada após a queda na atividade em 2020 devido à pandemia da covid-19, quando o setor sofreu grande baque com a redução das atividades.
. Brasil e sudeste da mesma forma acumularam variações positivas na taxa anualizada, com expansão de 22,2% e 22,9% respectivamente.
. Pessoas ocupadas no turismo no primeiro trimestre de 2023 foi estimada em 168 mil pessoas, de acordo com dados da PNADC, elaborada pelo IBGE.
Fonte: Instituto Jones dos Santos Neves.
Comentários