Cinco regras para ter sucesso nos negócios
Coragem, resiliência, planejamento, foco e boa comunicação do produto ou serviço ajudam a alavancar novos negócios
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Empreender é um ato de coragem. Para uma mulher deixar de ser empregada e passar a ter o seu próprio negócio é preciso também disposição, resiliência, planejamento e conhecimento do produto ou serviço a ser ofertado ao cliente.
Segundo especialistas, assim como uma mãe se dedica ao bebê, a empresária vai perder muitas horas do seu dia com esse novo “filho”, até que ele tenha mais autonomia para caminhar sem ajuda.
Empreendedoras que já estão estáveis no mercado e especialistas em gestão afirmam que para abrir um negócio é preciso planejamento, foco, rotina, persistência, inspiração e muita transpiração. Para esses profissionais, o grande desafio de empreender está em ter coragem para iniciar, encontrando um bom produto e planejando a entrega dele ao mercado.
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“Parece simples, mas a coragem é aquele salto de fé entre aquilo que você já sabe que vai dar certo e aquilo que você ainda não tem certeza. Depois que você tem coragem, precisa ter resiliência”, explica a empresária Roberta Kato, CEO do Grupo Kato, de consultoria empresarial. Ela começou sua vida como repositora de supermercado e hoje é CEO do Grupo Kato, de consultoria empresarial.
Em seu currículo há mais de 17 mil horas de treinamento para líderes do País. Roberta buscou o conhecimento e hoje, além de sua formação em administração, tem outras 10 certificações profissionais, entre graduação em Administração, quatro pós e outros cursos.
Todos os dias Roberta trabalha treinando equipes de empresários, desenvolvendo funcionários, lideranças e ensinando a gerir negócios de sucesso. Ela afirma que o primeiro passo para quem quer empreender é ter coragem.
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Roberta explica que o planejamento é muito importante para o desenho do negócio, mas que precisa ser avaliado várias vezes durante a trajetória da empresa. “Não tem uma fórmula secreta”.
A arquiteta Aline Stefanon, presidente da Morar Construtora, diz que a mulher empreendedora deve ter um firme propósito em seu empreendimento. Ela não tem seu próprio negócio, mas focou a carreira em excelência e passou a ocupar este ano o cargo de presidente da empresa.
“Eu espero que a minha história sirva para que as mulheres empreendedoras entendam que elas têm que se jogar, tem que ter respeito com as pessoas e tem que ser firme em seus propósitos”, orienta.
Histórias de sucesso
Mudança de vida após a pandemia
Daiane Silva era dona de casa e na pandemia decidiu abrir a farmácia da manipulação Beverly Hills, em Itapuã, Vila Velha. Ao escolher o tipo de negócio, desejava levar felicidade às pessoas.
“Na época eu pensei em abrir um negócio que pudesse contribuir com a sociedade. Comecei a estudar e tive muita disciplina para montar o negócio, sempre com foco na inovação. Não queria criar uma farmácia para disputar com tantas outras. Queria algo que deixasse as pessoas felizes e assim optei por vender cosméticos, além dos medicamentos.”
Ela participou de feiras, investiu em um negócio bem repaginado, com produtos naturais e veganos. Começou há um ano e seis meses e nesse período estruturou a equipe, dedicando-se totalmente ao seu negócio. Foi uma transformação na de vida. Daiane acredita que tem conseguido alcançar seus objetivos como empresária e mulher.
“Recebo um feedback positivo dos meus clientes todos os dias. É o que me faz feliz”, afirmou.
Paixão pelo que faz há 35 anos
A empresária Marize Rigo deixou seu emprego de bancária há mais de 35 anos, quando montou um bar com o marido. O negócio cresceu e eles mudaram para o segmento de restaurante. Assim nasceu Caseirinho, na Praia da Costa, Vila Velha.
“O importante é ter uma paixão pelo que você faz para que a motivação aumente e te ajude a superar os desafios que são inerentes ao negócio”. Marize acredita que foi importante ter a capacidade de enxergar além do momento, tendo uma visão clara do que desejava.
Ela sempre teve suas metas definidas e tomou decisões no sentido de alcançá-las. Dentre as qualidades necessárias para empreender, cita a coragem para tomar decisões e a capacidade de suportar as adversidades e lidar bem com elas para superar os obstáculos.
Marize diz que sempre aprende com seus erros e que isso é fundamental para que a empresa cresça.
Ela tem uma rotina puxada, mas não deixa de se cuidar. Sempre encontra tempo para fazer exercícios e estar com a família.
Ideia ruim pode dilapidar um patrimônio, diz especialista
Já pensou na possibilidade da sua ideia de negócio ser ruim? A especialista Roberta Kato alerta para o perigo que está no fato do empreendedor se apegar a uma ideia ruim e dilapidar seu patrimônio e até a família pelo fato de acreditar em algo que não vinga.
“É preciso estar apaixonado pelo fato de empreender, mas não se apaixone pela ideia, porque ela pode ser ruim e dever abandonada. Só que às vezes o empresário insiste em algo e diz que tem que ser daquele jeito porque ele se apegou emocionalmente à ideia. E sempre afirma que uma hora vai dar certo. Até que ele perde tudo porque abraçou uma ideia que não era boa”, explica Kato.
Quando a paixão está no ato de empreender, o empresário pode mudar de ideia e refazer inúmeras vezes o processo de criação do produto ou serviço até que encontre a receita.
“Não há uma fórmula secreta. Você tem que avaliar o quanto o mercado está aberto ao que você quer entregar, ouvir o cliente e entender o que ele precisa. Muitas vezes eu tenho um produto que é muito satisfatório para mim, mas talvez não atenda o público. Então é hora de acabar com ele, antes que ele acabe com você.”
Segundo a especialista, o importante ao abrir um novo negócio é ter sempre em mente o diferencial do seu produto ou serviço.
“Faça um plano de negócios, avalie o quanto você consegue agregar valor ao produto ou serviço para abrir espaço no mercado. O que você faz diferente? É preciso entender a cadeia de valor. Mapeou tudo? Agora testa.”
Roberta Kato diz que é preciso ter muita resiliência para começar devagar e ir ajustando o negócio, tendo um crescimento sustentável e contínuo.
“É mais interessante crescer devagar do que ter grandes explosões de investimento, porque elas nem sempre garantem vida longa à empresa”.
O sucesso está também na capacidade de fazer apostas. Independente do valor a ser investido, o que diferencia um empresário de um empreendedor é a capacidade da pessoa de apostar no seu negócio, sempre avaliando a relação custo/benefício.
“O empresário é mais racional e sabe a hora de cessar um investimento”, explica Roberta, acrescentando que o empreendedor acredita no sonho.
*S2 Comunicação
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