Empreendedores aumentam faturamento com estudos sobre negócios
Para especialistas, uma das palavras-chave para um empreendimento bem-sucedido é a capacitação do empresário
Escute essa reportagem
Especialistas em finanças são diretos ao ressaltarem que, dinheiro e uma boa ideia não bastam para determinar o sucesso de um negócio. Para eles, uma das palavras-chave para um empreendimento bem-sucedido é a capacitação do empresário.
Em Guarapari, Beatriz Mozer, de 38 anos, é proprietária do restaurante Pratão Capixaba no bairro Aeroporto e, segundo ela, os cursos que ela fez no Sebrae a fizeram o empreendimento crescer.
Leia mais notícias de Economia aqui
“Fiz os cursos Empretec e Líder Coach, que até hoje utilizo o que aprendi. O Sebrae é meu grande parceiro, meu grande aliado. Eu sei que eu posso contar com ele. Na pandemia, por exemplo, eles foram grandes parceiros das empresas. Até financeiramente o Sebrae apoiou os empreendedores”, disse ela.
De acordo com ela, o Emprentec foi a melhor capacitação que ela fez até hoje.
“Meu melhor investimento foi fazer o Empretec, que desenvolve a gente como empreendedor. Todo mundo deveria fazer. Empreender no Brasil é bem desafiante as cargas tributárias são bem altas. A gente vive numa inflação nos alimentos e a gente não pode mexer no preço final. Restaurante hoje virou luxo, porque quem frequenta todos os dias não frequenta mais”, complementou
Já o Oscar Cerutti, de 39 anos, morou dez anos na Itália, onde abriu um restaurante junto com sua família e já tinha projetos de fazer o mesmo em Nova Guarapari e já acionou o Sebrae. Ao retornar para o Brasil, ele enxergou a demanda que existia, fez um plano de negócios e inaugurou o espaço – que hoje recebe cerca de 400 clientes por final de semana.
“Na ideia inicial, o Sebrae nos ajudou com o plano de negócios, que nos fez enxergar que essa região carecia de um restaurante rústico. Eles nos deram um direcionamento, que vale mais e 1 milhão de reais.
“A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento social e econômico do Brasil é imensa. Estamos falando de um mercado onde 90% das empresas instituídas são de pequeno porte. Além disso, é nelas que 85% dos trabalhadores brasileiros estão inseridos e 30% do PIB nacional é delas. É nos pequenos negócios que todas as raças, sexos, crenças podem empreender e até monetizar os aparelhos culturais de cada região”, disse o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Comentários