X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Em simpósio, especialistas defendem compras em lojas de bairros

Especialistas apontam o desenvolvimento local, empregos para o morador e arrecadação que permite políticas públicas como motivos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Em simpósio, especialistas defendem compras em lojas de bairros
Consumidora com aparelho comprado na Black Friday: liquidação é chance de valorizar os negócios locais |  Foto: Kadidja Fernandes — 24/11/2023

A poucos dias de duas datas importantes para o comércio – a Black Friday e o Natal – especialistas destacam a importância do consumidor fortalecer o comércio dos bairros em que vivem.

Professor e pesquisador do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, César Albenes de Mendonça Cruz afirma que é fundamental que a população compre no comércio local, nos próprios bairros.

Entre os motivos, ele ressalta a ampliação da oferta de empregos para os moradores da região. “Eles ganhariam por morarem próximos aos seus locais de trabalho, evitando perder tempo no transporte público”, frisou.

O professor vai presidir mesas de debate sobre temas variados durante o II Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, que começa hoje e ocorre até sábado, em Vitória.

Sobre a importância do desenvolvimento do comércio local, César Albenes ainda aponta a circulação do dinheiro nos próprios bairros, melhorando a arrecadação do comércio local e, por consequência, a arrecadação de tributos municipais. “Isso pode ser investido nas melhorias das políticas públicas da cidade”, complementou.

O professor ainda elenca o aumento do investimento e o compromisso da população no desenvolvimento da sua cidade, fazendo com que as pessoas gastem mais no seu bairro do que em outros municípios.

“Para isso, o comércio local precisa ter o apoio da gestão municipal para investir e promover em datas comemorativas, incentivos para a população comprar nos seus bairros, com sorteios de brindes e outros prêmios”, defendeu.

O poder público também deve ajudar, segundo o especialista, investindo na infraestrutura dos bairros, pavimentando as ruas e organizando as praças públicas.

A presença de policiamento, para garantir a sensação de segurança nos bairros também é um ponto apontado por ele.

“Investir no apoio às micro e pequenas empresas através das Secretarias Desenvolvimento Econômico, que juntas com o Sebrae-ES, dão apoio a quem quer se formalizar como empreendedor”, destacou.

SAIBA MAIS

Simpósio

Começa hoje às 8 horas e vai até sábado, o II Simpósio Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam.

O tema da edição será “Conectando Metas Globais: ODS, Políticas Públicas, Desenvolvimento Local e Movimentos Sociais”.

O evento reunirá especialistas, estudantes e profissionais para discutir temas centrais da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Público

O evento é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado, além de profissionais de saúde, gestores, especialistas das áreas administrativa e jurídica e membros da comunidade interessados nas temáticas.

Todos os inscritos receberão um certificado de participação com 30 horas, e os trabalhos apresentados serão publicados em anais com reconhecimento internacional.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site da Emescam.

Programação

Inclui cerca de 80 conferencistas e sete mesas-redondas diárias.

Alguns temas debatidos hoje

Pesquisa e Inovação no Contexto das Políticas Públicas Globais - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Tomada de Decisões com Base em Evidências - ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Pobreza e Exclusão Social - ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Políticas de Ações Afirmativas na Educação - ODS 4 – Educação de Qualidade.

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e sua Interface com as demais Políticas Públicas no SUS - ODS 3 – Saúde e Bem-estar.

Agenda 2030 e as Políticas Públicas: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Profissional e o Cuidado nos Serviços de Saúde - ODS 3 – Saúde e Bem-estar.

Fomentando um Amanhã Sustentável: Desafios e Oportunidades na Intersecção de Saúde, Meio Ambiente e ODS no Brasil e Globalmente - ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Fonte: Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam.

Desenvolvimento sustentável em debate

Especialistas, estudantes e profissionais de diversas áreas se reúnem de hoje até sábado na Emescam, em Vitória, para o II Simpósio Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.

Nessa edição, o tema será “Conectando Metas Globais: ODS, Políticas Públicas, Desenvolvimento Local e Movimentos Sociais”, que irá debater temas centrais da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com atividades em formato presencial e híbrido, o simpósio é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado, além de profissionais de saúde, gestores, especialistas das áreas administrativa e jurídica e membros da comunidade interessados nas temáticas.

Os participantes poderão optar pelas modalidades de ouvinte, apresentação de trabalho ou conferencista, aproveitando uma programação que inclui cerca de 80 conferencistas e sete mesas-redondas diárias.

Todos os inscritos receberão um certificado de participação com 30 horas, e os trabalhos apresentados serão publicados em anais com reconhecimento internacional.

A presidente do Simpósio e coordenadora do Mestrado da Emescam, Italla Maria Pinheiro Bezerra, destacou que o evento visa promover a colaboração, compartilhar conhecimentos, abordar desafios emergentes, formular políticas eficazes e estimular a inovação, visando um futuro mais sustentável e equitativo.

“Assim, contribuir com o debate e o aprofundamento crítico e analítico da teoria social, enfocando, preferencialmente, temas que dizem respeito à realidade brasileira e latino-americana é de extrema importância e constitui objetivo central deste evento”, enfatizou ela.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: