Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Em meio à pressão diplomática, Planalto confirma redução de IPI

Medida vai gerar um impacto de R$10 bilhões nas contas da União

Redação Tribuna Online, com informações do SBT notícias | 25/02/2022 14:57 h

Diante da pressão diplomática, uma redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deve ser decretada pelo governo brasileiro nos próximos dias. O Ministério da Economia deve editar ainda nesta sexta-feira (25) o texto da decisão. 

A expectativa é que a medida beneficie a indústria brasileira. Estima-se que a decisão gere um impacto de R$ 10 bilhões nas contas da União e vai valer para todos os produtos. Na manhã desta sexta, o presidente Jair Bolsonaro disse que a iniciativa vai garantir o crescimento da indústria e a recuperação do setor no pós-pandemia.

Desde o início da semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, havia dito que o governo estudava fazer a redução, que já foi usada na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Durante palestra a empresários, o ministro disse que a alta na arrecadação do governo federal permite que o governo adote a medida sem comprometer as contas públicas.

No entanto, na mesma ocasião, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, criticou a proposta. Segundo Campos Neto, a redução de IPI pode atrapalhar a queda da inflação.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS