X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Em meio à pressão diplomática, Planalto confirma redução de IPI

Medida vai gerar um impacto de R$10 bilhões nas contas da União


Diante da pressão diplomática, uma redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deve ser decretada pelo governo brasileiro nos próximos dias. O Ministério da Economia deve editar ainda nesta sexta-feira (25) o texto da decisão. 

A expectativa é que a medida beneficie a indústria brasileira. Estima-se que a decisão gere um impacto de R$ 10 bilhões nas contas da União e vai valer para todos os produtos. Na manhã desta sexta, o presidente Jair Bolsonaro disse que a iniciativa vai garantir o crescimento da indústria e a recuperação do setor no pós-pandemia.

Desde o início da semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, havia dito que o governo estudava fazer a redução, que já foi usada na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Durante palestra a empresários, o ministro disse que a alta na arrecadação do governo federal permite que o governo adote a medida sem comprometer as contas públicas.

No entanto, na mesma ocasião, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, criticou a proposta. Segundo Campos Neto, a redução de IPI pode atrapalhar a queda da inflação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: