Elétrico, com 408 cavalos e 2 motores: conheça o novo Audi Q8 e-tron
Reportagem testou o Audi Q8 e-tron, que não requer combustível e tem autonomia que pode chegar a 400 km sem ser recarregado
Escute essa reportagem
Como é dirigir um carro que não tem tanque de combustível e funciona após ser carregado em uma tomada? Em busca da resposta, a reportagem testou o Audi Q8 e-tron por um fim de semana pelas ruas de Vitória, Vila Velha e na Rodovia do Sol até Meaípe, em Guarapari.
O modelo chegou recarregado e percorreu cerca de 220 km. Ainda assim, foi devolvido com autonomia prevista superior a 160 km, segundo o computador de bordo.
A impressão final é positiva, e é difícil apontar defeitos no modelo, altamente tecnológico. Seja no visual, na estabilidade, no desempenho, na dirigibilidade, no conforto, são vários pontos positivos.
Equipado com dois motores elétricos de potência combinada de 408 cavalos, o Audi Q8 não é um carro qualquer. O luxuoso modelo com preço na faixa de R$ 700 mil impressiona pelo conforto, estabilidade e sensação de segurança.
As rodas de 22 polegadas dão ao veículo visual robusto e boa aderência. O interior é repleto de informações no painel de instrumentos, cujo volante, por meio de botões, permite de maneira simples e intuitiva navegar pelas preferências.
Acesso à agenda do celular, navegador por GPS, velocímetro maior, menor... várias configurações são possíveis. Ao lado, uma tela maior, mais completa, complementa o painel do Q8 e-tron.
O painel no geral é altamente informativo e belo. A iluminação regulável em dezenas de cores e material sofisticado, dão um visual interessante e customizado.
Bancos e volante são ajustáveis eletronicamente de várias e várias maneiras. Até a saliência do assento nas costas é regulável. E tudo pode ser armazenado na memória. Ou seja, dá para compartilhar o carro sem perder a regulagem.
O modelo testado pela reportagem, cedido pela Audi Vitória, é equipado com teto solar com acionamento elétrico. O espaço interno é outro trunfo. Quem vai no banco de trás não perde o conforto.
Mas o destaque é dirigir o carro. Qual a diferença de conduzir um veículo com motor a combustão? Duas foram percebidas. Uma é que carros automáticos costumam se movimentar mesmo sem o pé no acelerador na posição drive. No Q8, tem de pisar, ou ele não anda. A outra é a aceleração impressionante: de zero a 100 km por hora em menos de 6 segundos.
Os pontos de destaque do carro
Impressão é de drone em cima ao dar ré
- Desempenho
Os dois motores elétricos somados dão ao Q8 e-tron 408 cavalos de potência e uma aceleração impressionante. De zero a 100 km por hora, são pouco mais de cinco segundos.
- Segurança
Manobrar o Q8 e-tron é muito simples. Cheio de câmeras, o painel mostra até a visão aérea do veículo. Dá a impressão de que um drone saiu de algum lugar para filmar lá de cima — obviamente é só a impressão, já que o efeito se deve às câmeras. Fora o assistente de estacionamento.
O sistema de piloto automático reduz a velocidade do carro quando ele se aproxima de um obstáculo, mesmo que outro carro em movimento.
Direção elétrica e suspensão tornam a condução uma experiência prazerosa.
- Estilo
O acabamento é caprichado. Curiosidade: ao abrir a porta e olhar para o chão, vê-se a projeção da palavra “e-tron”.
Comentários