Diretor-executivo da Sicredi destaca a transformação do ambiente de negócios
Durante o evento “Em Pratos Limpos”, Fabrício Cambruzzi destacou que o futuro dos negócios depende da união de todos os públicos
Unir forças, junto com todas as partes interessadas no negócio, é essencial para garantir um futuro próspero e criar novas formas de relacionamento entre empresas e sociedade.
O modelo tradicional, centrado apenas no cliente e no resultado financeiro, já não atende às demandas do mercado atual, segundo o diretor-executivo do Sicredi Serrana Rio Grande do Sul e Espírito Santo, Fabrício Cambruzzi.
Ele destaca que o desafio das organizações está em construir um ambiente que envolva todos os públicos ligados ao negócio.
“O ambiente de negócio tem se transformado muito. Antes se fazia um grande plano estratégico e colocava o cliente no centro. Hoje, isso é o básico, mas começa a ser questionado, porque você tem outras pessoas envolvidas — fornecedor, colaborador, sociedade. O desafio é unir todos esses stakeholders em uma causa”, afirmou.
Segundo ele, o futuro das empresas está em uma gestão orientada por propósito. Essa abordagem busca alinhar os interesses de todos os participantes do ecossistema empresarial.
“Quando a gente fala de futuro do negócio e começa a falar mais sobre uma gestão focada num propósito, o propósito é o elemento que une todo mundo. Ele consegue unir o colaborador, o cliente, a sociedade e o fornecedor. Esse ambiente novo é todo mundo ganhando”, todos prosperam completou.
No Sicredi, como pontua, essa visão vem sendo aplicada há dez anos. A cooperativa adota o conceito de “interesse verdadeiro pelo associado”, priorizando o desenvolvimento coletivo como base de sustentabilidade.
“A nossa causa é construir juntos uma sociedade mais próspera. Criamos um ecossistema que trabalha para este fim. Nosso negócio é oferecer produtos e serviços financeiros, mas com o olhar voltado para a prosperidade do associado”.
Cambruzzi ressalta que a mudança de perspectiva transformou os resultados da cooperativa. A instituição passou a focar no progresso dos associados como caminho natural para o crescimento do próprio Sicredi.
“Se 220 mil associados evoluírem, o que acontece com a gente? Não tem como a gente não crescer juntos. Essa virada de ótica tem feito a gente crescer em números expressivos enquanto cooperativa”.
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