X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Dez bairros onde há até leilão para alugar imóvel

Além das regiões mais nobres da capital, Itapuã, Colina de Laranjeiras e Campo Grande estão na lista dos mais procurados


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dez bairros onde há até leilão para alugar imóvel
Colina de Laranjeiras, na Serra, onde interessado por apartamento ofereceu valor mais alto do que o anunciado |  Foto: Leone Iglesias

Dez bairros da Grande Vitória estão com a procura por imóveis para aluguel tão grande que tem ocorrido até leilão de oferta, com valores mais altos por parte dos interessados.

Os bairros são: Bento Ferreira, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Mata da Praia e Enseada do Suá, todos em Vitória; Itapuã e Itaparica, em Vila Velha; Laranjeiras e Colina de Laranjeiras, na Serra; e Campo Grande, em Cariacica.

Um dos casos ocorreu em Colina de Laranjeiras. O apartamento só será liberado no fim de outubro, mas o proprietário resolveu reservar o imóvel para um interessado.

Outras pessoas, porém, continuaram a procurar pelo locador, sendo que pelo menos um ofereceu um valor maior para convencer o dono do apartamento.

Especialistas contam que essa situação é corriqueira nos bairros com boa infraestrutura, devido à alta procura e pouca oferta

O advogado do ramo imobiliário Diovano Rosetti disse que isso se deve ao fato de esses bairros já estarem consolidados e com boa malha viária, comércio, lojas e demais estabelecimentos, além de não ter muita construção em edificação.

Na capital, Mata da Praia, Enseada do Suá e Jardim da Penha são bairros em que muitos imóveis são alugados num período entre 24 e 48 horas após ficarem vagos, segundo Flávio Dantas, vice-presidente de imobiliárias da Associação Empresas do Mercado Imobiliário do Estado (Ademi-ES).

“Os imóveis para aluguel estão tendo valorização superior a 25%. Enquanto não tiver oferta, acredito na tendência de continuar subindo nessas regiões”, ressaltou.

Erivelton Moreira, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Espírito Santo (Sindimóveis-ES), destacou que Vitória tem sido disputada em relação a imóveis para locação.

“Tem imóveis que não dá tempo nem de sair um morador e já tem uma lista na fila das imobiliárias e até com síndicos, que acabam indicando pessoas interessadas, que sempre passam nos prédios pedindo informações. Tem tido grande aumento dos valores e escassez devido à demanda”, frisou.

Há casos em que, com o imóvel ocupado, já há gente de olho esperando para alugar, diz Moreira.

“Se continuarmos nesse ritmo, a tendência é que realmente pode, daqui a algum tempo, ficar insustentável e muito caro morar em alguns bairros na capital, o que acabaria migrando interessados para outras regiões da Grande Vitória”, afirmou Moreira.

Preço parou de subir nas regiões menos badaladas

Em outras regiões, fora dos 10 bairros com alta disputa, houve alta até meses anteriores, mas que tem se estabilizado, segundo fontes do mercado.

De acordo com Erivelton Moreira, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Espírito Santo (Sindimóveis-ES), há boas opções fora desses bairros mais disputados nas cidades da Grande Vitória.

O advogado do ramo imobiliário Diovano Rosetti segue a mesma linha do que destacou Moreira, e afirmou que, para quem já está morando de aluguel, o indicado é buscar negociar com o proprietário e seguir no mesmo local.

Flávio Dantas, vice-presidente de imobiliárias da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), não observa influência do Airbnb no preço dos alugueis fixos em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Segundo ele, o Airbnb está mais presente em regiões como Guarapari, que é mais turística e não reflete no preço dos alugueis.

Erivelton Moreira também explicou que não vê influência do aluguel por temporada nos valores dos alugueis fixos pela Grande Vitória.

Além disso, tem a situação de que alguns condomínios têm imposto regras rígidas e até mesmo proibido o aluguel por temporada, como lembrou Rosetti.

De um total de 4.500 condomínios no Espírito Santo, pelo menos 4 mil proíbem o aluguel de imóveis por aplicativos, segundo dado do Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios do Espírito Santo (Sipces).

OS BAIRROS

Vitória

1 Bento Ferreira

O bairro é marcado por ruas largas, espaços planejados e bem localizado, ficando entre o Centro e a região mais nobre de Vitória.

2 Jardim da Penha

O bairro é procurado por estudantes, por causa da proximidade com instituições de ensino, mas também por famílias, por ter prestação de serviços no local.

3 Jardim Camburi

O maior bairro do Estado atrai muitas famílias que buscam local com comércio, áreas de lazer e infraestrutura.

4 Mata da Praia

Tem uma procura forte por aluguel por causa dos empreendimentos imobiliários, conhecidos por estruturas de lazer completas.

5 Enseada do Suá

O bairro conta com condomínios conhecidos por estruturas de lazer completas, e fica próximo a praias e shopping.

Vila Velha

6 Itapuã

Bairro com comércio e serviços consolidados e imóveis de alto padrão, mas também com áreas mais populares, o que atrai pessoas para a região.

7 Itaparica

Bairro que teve crescimento imobiliário importante nos últimos anos, com empreendimentos mais novos. Tem comércio consolidado, incluindo shopping, praia, área de lazer, entre outros atrativos.

Serra

8 Colina de Laranjeiras

Um dos bairros que mais cresceu nos últimos anos, ganhou infrestrutura e comércio, atraindo mais interessados.

9 Laranjeiras

Conhecido pelo centro comercial, o bairro fica bem localizado e conta com opções de lazer, a exemplo do Parque da Cidade.

Cariacica

10 Campo Grande

Em Cariacica, foi citado o bairro Campo Grande, região tradicional pelo comércio de rua, mas que fica próximo à Avenida Mário Gurgel (antigo trecho da BR-262), que tem recebido diversos investimentos públicos e privados.

Tendência de seguir em alta nesses bairros

Enquanto não tiver oferta, ou seja, haver escassez de imóveis, as fontes acreditam na tendência de continuar subindo nos bairros citados.

Imóveis de 2 e 3 quartos, por exemplo, não têm ficado na prateleira, devido à alta procura.

O que fazer para tentar driblar a alta de preço?

A recomendação é o inquilino, ao vencer o contrato, negociar com o proprietário um novo aluguel, que caiba no orçamento, e não procurar outro imóvel, que pode ser muito mais caro, segundo o advogado do ramo imobiliário Diovano Rosetti.

Influência do Airbnb

Flávio Dantas, da Ademi-ES, disse que não observa influência do Airbnb no preço dos aluguéis fixos em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Segundo ele, o Airbnb está mais presente em regiões como Guarapari, que é mais turística e não reflete no preço dos alugueis.

Erivelton Moreira, do Sindimóveis-ES, também explicou que não vê influência do Airbnb nos valores dos alugueis fixos. E tem a situação de que alguns condomínios têm imposto regras rígidas e até mesmo proibido aluguel por temporada.

Fonte: Advogado Diovano Rosetti, Flávio Dantas, vice-presidente de imobiliárias da Ademi-ES) e Erivelton Moreira, presidente do Sindimóveis-ES.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: