Descontos em feirões para limpar nome de jovens e idosos
Levantamento aponta que iniciativas para dar descontos de até 93% no valor das dívidas têm potencial para alcançar 186 mil consumidores
Escute essa reportagem
Feirões para negociação de dívidas na Grande Vitória vão facilitar a vida dos consumidores que desejam limpar o nome. Serão oportunidades para todos os públicos com descontos que chegam a 93%.
Pelos menos 186 mil jovens e idosos serão beneficiados pela iniciativa, de acordo com levantamento realizado junto ao economista Ricardo Paixão e ao Sindicato Nacional dos Aposentados, com base em dados do Serasa.
O próprio Serasa disponibiliza ofertas para negociações de dívidas estudantis com descontos que podem chegar a 93%. É possível negociar com 57 instituições de ensino, entre elas Uninter, Unime, Unopar, Pitágoras e Estácio.
A proposta que contempla os estudantes já está em curso, já para os aposentados, o Coordenador Geral do Sindicato Nacional da categoria (Sindnapi-ES) Jânio Araújo explicou que será iniciada junto ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo uma conversa sobre a Lei de superendividamento e a possibilidade da sua implementação no Judiciário do Estado.
Ele explicou que uma das principais dívidas que perseguem os aposentados são as do empréstimo consignado. E que a intenção é estabelecer a conciliação entre os aposentados e pensionistas e seus respectivos credores deste tipo de empréstimo.
O Procon Estadual garantiu que realizará diversos mutirões para a negociação de dívidas ao longo deste ano, sendo o primeiro deles previsto para março.
Já em relação as prefeituras, em Vila Velha, o Procon vai realizar um feirão do dia 29 de janeiro até 2 de fevereiro para renegociações de dívidas da Dacasa. Também serão ofertadas palestras sobre educação financeira e distribuídos materiais educativos como planilhas de controle de gastos.
“Queremos que esses consumidores aprendam para não passar novamente por isso”, destacou o superintendente do órgão, George Alves. Segundo ele, serão abordados temas como uso do cartão de crédito, reserva de emergência, orçamento familiar, entre outros.
Já na Serra, o Procon realizará o evento de renegociação entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, com os detalhes ainda a serem divulgados. A prefeitura de Cariacica informou que realiza cotidianamente serviços de renegociação. Já a prefeitura de Vitória não respondeu.
Saiba mais
Serasa
O Serasa está disponibilizado ofertas para negociações de dívidas estudantis com descontos que podem chegar a 93%. É possível negociar com 57 instituições de ensino, entre elas Uninter, Unime, Unopar, Pitágoras e Estácio. As condições especiais estão disponíveis no site da empresa e aplicativo ou em qualquer agência dos correios.
Conforme divulgado pelo jornal A Tribuna, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça a condenação da Serasa ao pagamento de R$ 30 mil a cada consumidor impactado pelo vazamento de seus dados em 2021.
Aposentados
Será iniciada junto ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo uma conversa sobre a Lei de Super Endividamento e a possibilidade da sua implementação no judiciário estadual, com setores de conciliação entre os aposentados e pensionistas e seus respectivos credores de empréstimos consignados.
Em uma mesma audiência, segundo o Coordenador Geral do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi-ES) Jânio Araújo, o aposentado apresenta um relatório de seus gastos com empréstimos e outras despesas e seus credores são convocados, todos de uma só vez, para uma possível conciliação, onde sobre para os aposentados o mínimo existencial de R$ 600.
O Sindicato, segundo ele, também tem incentivado os idosos a renegociarem suas dívidas por meio do programa Desenrola do Governo Federal. A adesão ao programa foi prorrogada até 31 de março deste ano para pessoas físicas com renda mensal de até dois salários mínimos ou aquelas inscritas no CadÚnico. Os interessados podem fazer as renegociações pelo site: desenrola.gov.br.
A lei do superendividamento garante a eles o direito, seguindo alguns critérios, de não pagar algumas contas caso o pagamento comprometa o mínimo necessário para a sua subsistência, tais como luz e água. Pode ser feita uma repactuação das dívidas com prazo de pagamento de até cinco anos.
Procon Estadual
O Procon Estadual realizará diversos mutirões para a negociação de dívidas ao longo deste ano, sendo o primeiro deles previsto para o mês de março. Além disso, tem um setor exclusivamente dedicado a esse serviço, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, no Centro de Vitória.
O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br. Outra alternativa de atendimento está disponível no Faça Fácil, em Cariacica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até as 13 horas. Para agendar atendimento no Faça Fácil, acesse facafacil.es.gov.br.
Prefeituras
Vila Velha
A prefeitura vai realizar um feirão do dia 29 de janeiro até dia 2 de fevereiro para renegociações de dívidas da Dacasa, das 9h às 16h, na própria sede, no shopping Boulevard, em Vila Velha. Endereço: Rod. do Sol, 5000, Itaparica. Além da renegociação também serão ofertadas palestras sobre educação financeira e distribuídos materiais educativos como planilhas de controle de gastos. A programação será divulgada no site da prefeitura do município: vilavelha.es.gov.br.
Cariacica
O Procon informou que já realiza cotidianamente serviços para renegociação de dívidas. Os consumidores podem acessar os serviços do órgão pelo WhatsApp (27) 98148-0330, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (27) 3354-5504, 3354-5512, 3354-5513.
Também é possível ser atendido pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, no novo Centro Administrativo, que fica na avenida Alice Coutinho, 109, Vera Cruz. O órgão informa, ainda, que está previsto a realização de um mutirão para março.
Serra
O Procon realizará um mutirão de renegociação de dívidas entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Mais informações serão divulgadas em breve.
Fonte: prefeitura, empresas, sindicato citados.
Comentários