X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Cursos superiores tecnológicos estão em alta e têm vagas no mercado


Os cursos superiores tecnológicos, que são mais rápidos e duram dois anos, estão em alta, segundo o Ministério da Educação (MEC). Especialistas dizem que essa crescente está diretamente relacionada à grande procura por profissionais da área no mercado de trabalho.

Dados do Censo da Educação Superior, divulgados nesta sexta-feira (23), mostram que a modalidade cresce tanto entre os formandos quanto entre os calouros. É o maior crescimento do ensino superior, com alta de 14,1% em 2019. Ao todo, no País, 223 mil pessoas receberam diploma de curso tecnológico no ano passado.

A quantidade de calouros em cursos tecnológicos (22,7%) superou, inclusive, a dos novos alunos de licenciatura (20,2%).

“Com o setor industrial em alta novamente, a área tem demandado muitos profissionais de formação técnica com conhecimento muito específico que não se acha com nível superior. O Estado está com boas oportunidades para esse profissional”, afirmou a psicóloga e especialista em pessoas e carreiras, Gisélia Curry.

Os cursos superiores tecnológicos também são conhecidos como tecnólogos. Eles são divididos em 13 áreas do conhecimento, como Gestão e Negócios; Ambiente e Saúde; Infraestrutura; Produção Industrial; e Gestão e Negócios.

“Eles estão em alta por ter uma curta duração e uma carga prática maior do que a parte teórica, diferente dos cursos de longa duração. Além disso, são mais baratos e permitem acesso mais rápido ao mercado de trabalho”, afirmou o especialista em Recursos Humanos Elcio Paulo Teixeira.

No Estado, as faculdades estão ampliando o número de vagas e a quantidade de cursos a cada ano, a exemplo de cursos como Gestão Comercial e Marketing.

Essa expansão foi registrada na Faculdade Pio XII. Em 2018, a instituição de ensino contava somente com um curso tecnológico, o de Logística. Hoje, já são quatro, somando os novos Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Comércio Exterior.

“A procura só vem aumentando, pois as pessoas começaram a entender que o curso de tecnológica é de nível superior também, pois no começo existia aquela imagem de que era um curso técnico”, afirmou o coordenador do curso de Processos Gerenciais, Luciano Alves, da Faculdade Pio XII. Os alunos André Santos, 27 anos, e Rodrigo Botelho, 38 anos, fazem esse curso e estão satisfeitos com a escolha pelo método de ensino.
 

Saiba mais - Crescimento de 14,1% na matrícula

Censo

  • O Censo da Educação Superior é um levantamento feito uma vez por ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
  • A atualização, divulgada ontem, é referente ao ano de 2019.

Cursos

  • Ao todo, 40.427 cursos de graduação foram oferecidos, em 2019, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores em tecnologia. Do total:
  • 88,7% (35.898) são presenciais
  • 11,3% (4.529) são a distância.
  • O bacharelado predomina entre os graus acadêmicos ofertados (60,4%).

Cursos tecnológicos

  • Teve crescimento de 14,1% no número de matrícula. Foi o maior crescimento registrado.
  • 223 mil pessoas receberam diploma de curso tecnológico em 2019.

Curso a distância

  • Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos alunos que ingressaram em instituições privadas optaram por cursos de EaD.
  • Em contraponto, 49,3% (1.514.302) dos estudantes escolheram ingressar na educação superior de modo presencial.

Licenciaturas

  • 53% dos alunos de licenciaturas, que formam professores, estão em cursos a distância. De 1,7 milhão de matrículas, 899.217 estudam em casa, de forma online.
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Mais alunos buscam por educação a distância

O Censo da Educação Superior de 2019, divulgado ontem, aponta que quatro a cada 10 calouros no ensino superior optaram por se matricular em cursos de graduação a distância.

O levantamento mostra que a educação a distância (EaD) tem ganhado cada vez mais espaço, enquanto o ensino presencial tem reduzido as matrículas ano a ano.

Em 2009, as matrículas dos calouros em EaD representavam 16,1% do total. Em 2018, elas representavam 39,8% do total de estudantes que ingressaram nas instituições de ensino superior.

No ano passado, eram 43,8%, o que equivale a cerca de 1,6 milhão do total de 3,6 milhões de novos estudantes.

Considerando apenas a rede privada, onde estão matriculados 76% do total de estudantes, a opção pela EaD foi ainda maior entre os calouros, chegando a pouco mais da metade dos alunos, 50,8%. Já o ensino presencial, passou de 60,1% das matrículas dos calouros em 2018 para 56,2%, em 2019.

Maioria dos futuros professores em aulas online

Mais da metade dos alunos brasileiros de licenciaturas (53%), que formam professores, estão em cursos a distância. De 1,7 milhão de matrículas, 899.217 estudam em casa, de forma online.

Na rede privada de ensino, sete em cada 10 estudantes estão nessa modalidade.

A baixa qualidade da formação dos futuros professores é apontada como um dos entraves para a melhoria da educação básica.

O ensino não presencial nas licenciaturas é visto com ressalvas por especialistas – a modalidade é a aposta do setor privado para a expansão de matrículas.

Em avaliação federal de 2017, apenas 0,5% dos cursos de formação de professores a distância tiveram nota máxima. O percentual foi de 2,5% na modalidade presencial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: