Coxinha vira história de sucesso capixaba
A franquia foi a primeira de salgados no pote do País
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Brasileiríssima, a coxinha é um salgadinho feito com massa de trigo e, na maioria das vezes, recheada com frango. A delícia surgiu em São Paulo, no século XIX, mas em 2011 começou a se tornar uma verdadeira história de sucesso capixaba.
Nesse ano, foi criada, na Glória, em Vila Velha, a empresa Zé Coxinha, que se tornou uma rede presente no cotidiano e nas comemorações não só no Estado, mas também no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Tendo a praticidade e o preço baixo como características, o grupo planeja ter 400 lojas nos próximos quatro anos.
Ela foi a primeira franquia de salgados no pote do País.
“O fundador era dono de uma padaria. Lá, eles vendiam muitos salgadinhos, daí a ideia de construir um negócio especializado em salgados. A proposta era que fosse algo simples, de qualidade e com atendimento ágil”, conta Paulo Mello, CEO do Zé Coxinha desde o ano passado.
O atual líder da marca conta que a proposta nunca foi parar em uma só loja, mas que o sucesso da ideia e a alta procura pelos clientes fizeram com que o negócio seguisse em direção ao modelo de franquias. Paulo Mello revela que, durante a última década, o Zé Coxinha passou por muitas transformações, desde seu cardápio até a identidade visual da marca.
“No início, eram quatro produtos e tamanhos de salgados. Durante muito tempo essa foi a marca. Depois, a embalagem foi modificada e outros produtos foram inclusos. Sempre trabalhamos para estar presentes em todos os momentos alegres”, relata.
O CEO lembra que a rede se manteve de pé mesmo com as crises que atingiram o País. O sucesso ele credita à solidez do modelo de negócio. Este é o fator que ele acredita que levará a rede a alcançar a marca de 400 unidades.
“A gente tem nossa área de expansão bem estruturada, nossa máquina de vendas está bem formatada e todas as nossas campanhas se voltaram para as regiões que pretendemos investir. Em 2023, por exemplo, voltaremos nossa atenção para a Bahia”.
Atualmente são 30 unidades espalhadas por todas as regiões do Estado. Outras cinco lojas estão funcionando no Rio e em Minas.
Entre os planos, está a inauguração de outras 30 lojas no Espírito Santo até o fim do ano. A rede também pretende abrir filiais em São Paulo e Pernambuco.
A expectativa é de que, com as novas lojas, cerca de 90 postos de trabalho sejam criados nas filiais. Fora isso, serão abertas 600 oportunidades de empregos indiretos com as empreitadas.
Feira do setor de franquias nesta quinta-feira
Vitória recebe uma feira de franquias com dezenas de marcas de renome nacional, entre elas, Zé Coxinha.
Além de contar com palestras de empreendedores e empresários de sucesso, o evento vai promover o encontro entre investidores e marcas.
As empresas vão atender interessados nos negócios e irão tirar dúvidas sobre as marcas.
O evento é gratuito e vai ocorrer no Hotel Sheraton Vitória, localizado na avenida Saturnino de Brito, nº 217, na Praia do Canto.
SAIBA MAIS
Onde tem Zé Coxinha
- Ceo do Zé Coxinha, Paulo Mello diz que apenas dois critérios determinam onde abrir uma nova loja: o número de habitantes e a renda per capta do município.
Novas unidades
- Até o fim deste ano serão 18 novas lojas na região metropolitana e outras 12 nas demais regiões.
- Bahia e São Paulo também vão receber filiais da rede em breve.
A franquia
- Espaços adaptáveis: possível em locais de 18m a 25m.
- Rápido: do projeto à inauguração de cada loja são apenas 30 dias, informou Paulo Mello.
- Solidez: “Como franqueadora, nós conseguimos proteger a rede das variações de preços dos insumos”.
- Investimento inicial: R$ 120 mil.
- Retorno: 18 meses.
- Faturamento médio: R$ 47 mil.
- Lucro: “O franqueado consegue levar R$ 8 mil líquido por mês”.
- Funcionário: de dois a três colaboradores por loja.
Fonte: Paulo Mello, CEO do Zé Coxinha.
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