Conversa para atrair montadora ao Espírito Santo
Vice-governador vai a São Paulo conversar com presidente global da GWM. Laminador da ArcelorMittal é um dos trunfos capixabas
Escute essa reportagem

O vice-governador Ricardo Ferraço anunciou que vai buscar contato com a marca chinesa Great Wall Motors (GWM) na tentativa de atrair uma montadora da multinacional asiática para o Espírito Santo.
Ricardo disse que a visita ocorrerá na inauguração das atividades na primeira planta da GWM no País, em Iracemápolis, no interior paulista. “Eu vou ter uma reunião com o presidente global da Great Wall. Nós estamos conversando com eles sobre uma segunda fábrica que eles querem abrir no Brasil”, revelou Ricardo.
A GWM tem o Estado como porta de entrada para os carros importados da China pelo Brasil e pretende produzir até 30 mil unidades anuais na unidade do interior paulista — podendo subir para 50 mil unidades por ano até 2028.
Serão fabricados modelos como o H6 o H9 da Haval, linha de SUVs da GWM, além da picape Poer, que será lançada “em breve” no Brasil, segundo reportagem da Agência Estado.
Em importações, a multinacional chinesa já contabiliza 16 mil veículos em 2025. Mês passado, foram 3.339 unidades trazidas ao Brasil através do Porto de Vitória.
Um dos principais estímulos para a possível vinda da fábrica, segundo Ricardo, será a efetivação do Laminador de Tiras a Frio (LTF) da ArcelorMittal Tubarão, investimento bilionário já anunciado pela empresa.
“Para a produção de aço de última geração para a atração de indústria automobilística e eletrodoméstico”, diz o vice-governador, citando o investimento da siderúrgica entre os esforços de verticalização da indústria local.
Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, com participação acima dos 50%.
A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ao redor do mundo.
Ricardo Ferraço falou do assunto na reunião de anúncio da ampliação da fábrica da Weg em Linhares, ocasião da qual participou o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, mas ainda não há definição do município que poderia receber a montadora.
Detalhes
Ao menos duas montadoras
Atrair montadoras para o Estado é um dos objetivos do governo para os planos de desenvolvimento da indústria, como antecipou para A Tribuna o secretário de Desenvolvimento, Rogério Salume.
A intenção é que pelo menos duas se instalem no Espírito Santo, empresas com as quais o governo já mantém diálogo.
A Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, o Porto da Imetame e os investimentos em ferrovia e rodovias são alguns estímulos para a atração dessas indústrias.
Fontes: Rogério Salume e Ricardo Ferraço.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários