X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Conselho aprova fusão entre Samp e São Bernardo


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a fusão das operadoras de saúde Samp e São Bernardo Saúde. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pela Athena Saúde, grupo empresarial que adquiriu a Samp em setembro de 2019. 

A operação recebeu o aval da autarquia mediante a assinatura de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC).

Durante a análise do caso, a Superintendência-Geral do Cade (SG/Cade) identificou preocupações concorrenciais decorrentes do ato de concentração.

Imagem ilustrativa da imagem Conselho aprova fusão entre Samp e São Bernardo
A fusão entre a Samp e São Bernardo Saúde foi anunciada nesta quarta-feira (17). |  Foto: Reprodução

No entanto, o conselheiro-relator Luiz Hoffmann, seguido pelo Tribunal, ponderou que remédios de natureza estrutural e comportamental presentes no acordo são suficientes resolver os potenciais problemas apontados.

Histórico do caso

Por meio da operação, a Athena Saúde adquire, condicionado ao cumprimento dos termos do ACC, as seguintes empresas pertencentes ao Grupo São Bernardo: Casa de Saúde São Bernardo, São Bernardo Apart Hospital, Centro Médico de Especialidades, Terapias e Diagnósticos Capixaba, Total Clínicas, São Bernardo Emergência, Ativa Serviços Empresariais e Call Express Central de Atendimento.

A Athena Saúde possui quatro operadoras de planos de saúde que atendem Espírito Santo, Paraná e Piauí, com quase 500 mil beneficiários, além de nove hospitais e 47 clínicas. A São Bernardo Saúde, por sua vez, é uma empresa regional, focada no Espírito Santo.

A análise da Superintendência-Geral identificou preocupações concorrenciais no mercado de planos de saúde coletivos, especialmente os empresariais, englobando 68 municípios do Espírito Santo, com foco de análise em 26 grupos de municípios onde a concentração se mostrou mais elevada, concluindo pela impugnação do ato de concentração.

O Tribunal do Cade, em linha com o entendimento da SG, entendeu que a operação acarretaria concentrações em diversos grupos afetados, o que, aliado às barreiras à entrada e à baixa rivalidade existente nos mercados relevantes, tornaria provável o exercício de poder de mercado das empresas após a operação.

Compromissos assumidos

Para solucionar os problemas concorrenciais apontados, as empresas firmaram um acordo com o Cade. Por meio do ACC, as requerentes se comprometem a vender a uma Operadora de Plano de Saúde concorrente parte de suas carteiras de planos coletivos empresariais onde foram identificadas preocupações.

“Tal remédio estrutural tem por objetivo tornar o comprador da carteira a ser desinvestida um rival efetivo da SAMP nos referidos mercados, de modo a mitigar a eliminação da concorrência causada pela saída da SBS (que se tornará parte integrante do Grupo Athena ES)”, consignou Hoffmann em seu voto.

Além disso, a partir do acordo as empresas se comprometem a não aliciar empregados da operadora compradora; não competir diretamente com o comprador pelo negócio desinvestido; ofertar a possibilidade de credenciamento dos hospitais das requerentes por operadoras de planos de saúde concorrentes; e notificar ao Cade atos de concentração envolvendo seu grupo econômico nos mercados de planos de saúde no estado do Espírito Santo.

O ACC estabelece ainda a atuação de um trustee (terceiro independente) para monitorar e garantir o cumprimento das obrigações estabelecidas.

“Reputo que os remédios propostos são necessários e satisfatórios, possuindo o condão de mitigar as preocupações decorrentes deste ato de concentração, e estando em linha com os requisitos de proporcionalidade, tempestividade, factibilidade e verificabilidade, a teor das orientações do Guia de Remédios Antitruste deste Conselho”, concluiu o conselheiro.

Comunicado

Também nesta quarta-feira (17), o grupo Athena Saúde publicou um comunicado confirmando a fusão entre a Samp e o Grupo São Bernardo. 

"A fusão reforçará a posição da Athena como referência na prestação de serviços de saúde no Espírito Santo e trará ganhos significativos aos beneficiários, como ampliação de pontos de atendimento, aumento do portfólio de produtos, avanços tecnológicos, além de acesso facilitado a uma infraestrutura completa de serviços", diz trecho do comunicado.

Leia na íntegra: 

A Athena Saúde e o Grupo São Bernardo têm a satisfação de divulgar que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu o aval para o seguimento da fusão entre Samp e São Bernardo Saúde por meio da assinatura de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC).

Este acordo estabelece algumas restrições e deveres a serem cumpridos antes da aprovação final pela autarquia, porem não alteram o relacionamento das operadoras com seus beneficiários, prestadores e corretores.

A fusão reforçará a posição da Athena como referência na prestação de serviços de saúde no Espírito Santo e trará ganhos significativos aos beneficiários, como ampliação de pontos de atendimento, aumento do portfólio de produtos, avanços tecnológicos, além de acesso facilitado a uma infraestrutura completa de serviços.

Todo este processo reafirma nosso compromisso de oferecer soluções cada vez melhores para o cuidado integrado em saúde de nossos clientes e beneficiários.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: